Melhorias vão garantir a realização da Stock Car pelos próximos cinco anos no município, a partir de 2024
Em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (13), a prefeita Helena Hermany anunciou a mais profunda e significativa reforma da história do Autódromo de Santa Cruz do Sul. Fundado em 2005, o espaço deve passar por melhorias para voltar a receber a Stock Car, Copa Truck e Império Endurance.
Presente na coletiva, o CEO da Vicar, Fernando Julianelli, garantiu que, com as reformas indicadas, a Stock Car voltará para o município nos próximos cinco anos a partir de 2024. "Estamos muito felizes com a confirmação de que o Autódromo de Santa Cruz passará por uma profunda revitalização em todas as suas estruturas. Uma vez que a pista seja homologada pela CBA e as instalações sejam ajustadas para receber um evento da dimensão da Stock Car, vamos garantir uma corrida por ano nas próximas cinco temporadas. Santa Cruz do Sul é um local que todos na Stock Car adoram e vai ser muito bom poder contar com a cidade em nosso calendário", disse.
As obras incluem uma nova e mais resistente pavimentação asfáltica em toda a extensão da pista, melhorias nas zebras e proteção de pneus, além de reformas nos boxes e na torre de comando. A licitação para definição da empresa que executará as intervenções deve ser lançada até o final de abril. O investimento, entre R$ 5 e 8 milhões, será realizado com recursos do Finisa – financiamento contratado com a Caixa.
O projeto de revitalização já foi encaminhado para a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), responsável pela análise e homologação da pista. A data da próxima prova da Stock Car irá depender da conclusão das obras, o que deve ocorrer no segundo semestre.
A prefeita Helena Hermany destacou que os grandes eventos nacionais realizados no autódromo trazem um enorme retorno para o turismo e a economia da cidade. “Provas de projeção nacional como a Stock Car, Império Endurance, Copa Truck e outras lotam a rede hoteleira, os restaurantes, e ainda geram mais de cem empregos temporários em cada final de semana, o que significa renda para diversas famílias”, salientou a chefe do executivo.
O secretário de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, lembrou que, ao longo de seus 18 anos, o autódromo recebeu reformas pontuais e que, desta vez, serão realizados melhoramentos estruturais. “Será uma obra mais robusta, de recuperação de toda a pista, estrutura física e elétrica, para ao menos mais 15 anos de vida útil para nosso autódromo”, comentou.
Os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, de Relações Institucionais e Esporte, Everson Bello, e o diretor de Projetos, Daniel Feuerharmel, também participaram da reunião. Conforme Martins, até o início das obras, o autódromo poderá ser utilizado pelas categorias que já haviam realizado a reserva de datas ainda no ano passado.
Para o presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, Arlindo Signor, o autódromo de Santa Cruz do Sul desponta no País como um dos mais superiores. “Competir na cidade é muito importante para nós, com diversas modalidades. Estamos à disposição para contribuir com que o autódromo entre o mais rápido possível em atividade. Temos a certeza de que é um investimento para tornar a cidade conhecida no mundo inteiro”, finalizou.
Notícias relacionadas
Morre o apresentador e jornalista Léo Batista
Voz marcante da televisão brasileira faleceu neste domingo
Promiea destinará R$600 mil para entidades esportivas de Venâncio Aires
Iniciativa recebeu novamente aumento de recursos
Vera-cruzense conquista ouro na categoria sub-13 da Copa Osório de Judô
Competição reuniu mais de 450 atletas de todo o Rio Grande do Sul
Vera Cruz sedia etapa de Velocross neste fim de semana
A expectativa é atrair mais de 250 participantes de diversos municípios gaúchos com motos nacionais e importadas, Junior/65 cilindradas e 55 cilindradas