Em 2016, foram 1,9 milhão de registros
No ano de 2016, foram registradas 1,9 milhão de infrações por excesso de velocidade no Rio Grande do Sul. Em média, a cada 16 segundos um condutor excedeu o limite. Embora seja difícil identificar os fatores causadores de um acidente, existem pesquisas sugerindo que até um terço das colisões que resultam em morte envolvem excesso de velocidade.
Por isso, esse tema foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a 4ª Semana Mundial de Segurança no Trânsito. Nesta semana, de 8 a 14 de maio, o Detran une-se à causa para aumentar a consciência global sobre os riscos e as consequências da velocidade excessiva, além de disseminar soluções para a gestão da velocidade.
O excesso de velocidade está no topo do ranking das infrações mais flagradas no estado, muito em função dos radares e controladores de velocidade. O número de infrações por excesso de velocidade (artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro), vem aumentando. Em 2007, foram 611,5 mil registros. Esse número passou para 726 mil em 2010; e saltou para 1,9 milhão em 2016. Os processos de suspensão do direito de dirigir, pela infração prevista no inciso III do artigo 218 (exceder a velocidade em mais de 50% superior à máxima permitida), também aumentaram exponencialmente. De três mil em 2010, passaram para 12 mil em 2013 e 41,8 mil em 2016.
Fator de risco
Além de estar presente, como elemento principal ou contribuindo, em grande parte dos acidentes com morte, a velocidade também é um fator agravante das lesões. Por isso, a OMS recomenda que os limites de velocidade recomendados para vias compartilhadas entre veículos motorizados, pedestres e ciclistas devem ser menores que 30Km/h.
A recomendação está baseada em estudos citados no Manual de Segurança Viária sobre gestão da velocidade da OMS, que comprovam que, enquanto a maior parte das pessoas mais vulneráveis (sem proteção) sobrevive a um atropelamento por um automóvel transitando a 30 km/h, a maioria morre quando atropeladas por um veículo transitando a 50 km/h.
Participe
A OMS conclama todos a participarem da Semana Mundial com o slogan Salve Vidas, reduza a velocidade. A organização sugere a realização de atividades como caminhadas, passeios, palestras, entrevistas, debates, campanhas em mídias sociais, concursos, seminários ou mesas redondas, além de intervenções de moderação de tráfego em algumas ruas.
No site www.unroadsafetyweek.org é possível encontrar material para divulgação e registrar online as atividades. As ações planejadas para a Semana Mundial estarão georreferenciadas em um mapa do Google para serem visualizadas em conjunto. No site é possível, ainda, baixar os cartazes em português para as pessoas postarem fotos escrevendo por que ou por quem reduziriam a velocidade.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 9 de Maio de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Chuva causa estragos em residências e deixa bairros sem luz em Santa Cruz. ➡️ Feirão de Empregos oferta mais de 200 vagas em Santa Cruz. ➡️ Inscrições para a Gincana de Vera…

Rota de Santa Maria inicia trabalhos para liberar trânsito na RSC-287
Transbordamento do Arroio Barriga interrompeu tráfego entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais

CNH Social beneficiará 3 mil pessoas de baixa renda no RS; saiba como participar
Inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira e seguem até o dia 10 de julho

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc está entre os melhores do Estado
Nota é considerada a maior média da Instituição e ocupa a 3ª posição entre Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul