Política

Vereadora propõe a criação do Programa Escola Sustentável em Venâncio Aires

Publicado em: 10 de abril de 2023 às 13:38 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:11
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Fernanda Bergmann/Câmara de Vereadores de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa tem como intuito debater e promover ações de cuidado com a natureza nas escolas do município

    A vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT) protocolou na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires um projeto que prevê a criação do Programa Escola Sustentável. A iniciativa, conforme a parlamentar, tem o intuito de debater e promover ações de cuidado com a natureza nas escolas do município. O objetivo é envolver crianças e jovens em ações de conscientização.

    Para Luciana, a escola tem papel fundamental e é um meio de ensinar e demonstrar a necessidade da reciclagem e da preservação ambiental. "Ao propiciar que resíduos sejam transformados em novos itens, evitando o descarte no meio ambiente, a coleta seletiva gera outros movimentos em cadeia. (…) Desta forma, entende-se que incentivar que escolas criem projeto, nos moldes do presente, deve resultar em inúmeros benefícios à coletividade", diz um trecho da justificativa do projeto que está em tramitação no Legislativo municipal.

    Outro ponto abordado pela parlamentar no projeto diz respeito a materiais como papel, papelão, plástico e vidro. Os itens, conforme específica Luciana, são recolhidos por cooperativas venâncio-airenses. No entanto, com a criação do projeto as escolas poderiam comercializar os materiais e, assim, obter recursos para melhorias. "É sabido que muitas escolas carecem de fundos para promover pequenas melhorias. Entende-se, ainda, que este tipo de iniciativa deve gerar resultados não só a nível atual, mas para as gerações futuras, uma vez que o cuidado com o meio ambiente deve ser um hábito a ser propagado", avalia.

    O projeto está em fase de análise na Câmara de Vereadores e deve ser votado nas próximas semanas. Caso seja aprovado, ele seguirá como indicação para a Administração de Venâncio Aires.