Iniciativa tem como intuito debater e promover ações de cuidado com a natureza nas escolas do município
A vereadora Luciana Regina Scheibler (PDT) protocolou na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires um projeto que prevê a criação do Programa Escola Sustentável. A iniciativa, conforme a parlamentar, tem o intuito de debater e promover ações de cuidado com a natureza nas escolas do município. O objetivo é envolver crianças e jovens em ações de conscientização.
Para Luciana, a escola tem papel fundamental e é um meio de ensinar e demonstrar a necessidade da reciclagem e da preservação ambiental. "Ao propiciar que resíduos sejam transformados em novos itens, evitando o descarte no meio ambiente, a coleta seletiva gera outros movimentos em cadeia. (…) Desta forma, entende-se que incentivar que escolas criem projeto, nos moldes do presente, deve resultar em inúmeros benefícios à coletividade", diz um trecho da justificativa do projeto que está em tramitação no Legislativo municipal.
Outro ponto abordado pela parlamentar no projeto diz respeito a materiais como papel, papelão, plástico e vidro. Os itens, conforme específica Luciana, são recolhidos por cooperativas venâncio-airenses. No entanto, com a criação do projeto as escolas poderiam comercializar os materiais e, assim, obter recursos para melhorias. "É sabido que muitas escolas carecem de fundos para promover pequenas melhorias. Entende-se, ainda, que este tipo de iniciativa deve gerar resultados não só a nível atual, mas para as gerações futuras, uma vez que o cuidado com o meio ambiente deve ser um hábito a ser propagado", avalia.
O projeto está em fase de análise na Câmara de Vereadores e deve ser votado nas próximas semanas. Caso seja aprovado, ele seguirá como indicação para a Administração de Venâncio Aires.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal