Política

Governador e Deputado Estadual debatem crise financeira dos hospitais

Publicado em: 04 de abril de 2023 às 07:06 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 10:58
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Arthur Ghilardi/Assessoria de Imprensa Airton Artus
    compartilhe essa matéria

    Airton Artus esteve com Eduardo Leite no Palácio Piratini, nessa segunda-feira

    Na tarde dessa segunda-feira (3), o Deputado Estadual, Airton Artus, esteve reunido com o Governador Eduardo Leite no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Durante o encontro, os políticos debateram dois assuntos principais. 

    O primeiro tema foi referente a crise financeira que os hospitais do Rio Grande do Sul estão enfrentando e os prejuízo que o fato tem causado na prestação de serviço aos pacientes. Diante disto, o parlamentar apresentou o projeto de lei que cria o programa de Incentivo aos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas do Estado do Rio Grande do Sul.

    A proposição permite que os recursos financeiros das instituições sejam provenientes de aplicações decorrentes de incentivos a contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. A segunda alternativa seria sobre empréstimos com juros subsidiados pelo Governo do Estado para as instituições de saúde.

    Outra pauta da reunião foi sobre a Frente Parlamentar para formação de mão de obra na área de tecnologia e legislação para o 5G. Conforme o Deputado Estadual, Airton Artus, o objetivo do grupo é trabalhar para inserir na grade de ensino das escolas públicas a tecnologia, com o intuito de gerar inclusão dos alunos nesse meio. Em relação ao 5G, o projeto consiste em auxiliar os municípios na legislação para que possam receber a tecnologia.

    No fim do encontro, Artus entregou ao governador o livro de sua autoria que tem como tema o polo de proteína animal. Após a conversa com Leite, o parlamentar avaliou como positivo o encontro. “A reunião com o governador teve um objetivo principal: colaborar com o Rio Grande do Sul, apresentando soluções para os problemas e construir projetos futuros”.