Rodrigo Rabuske apresentou um projeto tratando do tema no Legislativo
Passa a tramitar na Câmara de Vereadores um projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Rabuske, que prevê a apresentação de relatórios a cada semestre pelas concessionárias de serviços públicos aos poderes Executivo e Legislativo.
Segundo o vereador, a matéria se justifica pela dificuldade enfrentada pelos santa-cruzenses quando à prestação dos serviços públicos submetidos a concessões públicas, que são um contrato firmado entre a administração pública municipal e uma empresa, geralmente privada, que passa a executar e explorar economicamente um serviço público onde são remuneradas por meio de tarifas pagas pelos usuários, como a Corsan , na área de saneamento básico; o Consórcio TCS, no transporte público; e a Conesul, no recolhimento e tratamento de resíduos sólidos.
“A prestação destes serviços é de fundamental importância para o desenvolvimento do município e garantia do bem estar social. É papel do Poder Legislativo fiscalizar e acompanhar o cumprimento dos contratos de concessão vigentes, buscando o aperfeiçoamento e pleno atendimento destes serviços à comunidade santa-cruzense”, cita. Porém, Rabuske ressalta que há dificuldade de acesso a informações relevantes relacionadas ao serviço prestado pelas concessionárias.
“Nós parlamentares, recorrentemente recebemos queixas e apontamentos específicos sobre a prestação dos serviços, carecemos de formalização para acesso a dados referentes. O projeto busca trazer ainda maior transparência aos indicadores, metas, obras, prazos, arrecadação, aplicação dos recursos e outras informações consideradas relevantes, de maneira objetiva e elucidada a cada semestre de concessão. Os relatórios deverão ser encaminhados ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo, dando ciência a todos os parlamentares”, complementa.
O vereador Rodrigo destaca ainda que o projeto irá proporcionar um acompanhamento da concessão, possibilitando o controle das ações executadas e, em caso de observância do descumprimento do disposto nos contratos de concessões, a cobrança e fiscalização do seu cumprimento, buscando sempre um serviço que atenda os usuários e contribuintes com serviços de qualidade.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal