A ideia foi proporcionar um espaço de educação e troca de experiências
Conscientizar e educar os homens agressores de mulheres é a proposta do projeto Metendo a Colher, que ocorre uma vez por semana na Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA). Nesta segunda-feira (8), os homens presos na CPPA pelo crime de violência doméstica (Lei 11.340 – Maria da Penha) assistiram a uma palestra que esclareceu dúvidas sobre a Lei.
A iniciativa surgiu após recorrentes questionamentos apresentados pelos participantes do Metendo a Colher, durante a execução dos grupos, o que denotou uma necessidade de esclarecimentos específicos. Ministrada pela defensora pública Mariana Py Muniz, e por representantes do Centro de Referência em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, a atividade contou com a adesão total dos integrantes da galeria de crimes domésticos, totalizando 82 apenados.
A ideia foi proporcionar um espaço de educação e troca de experiências quanto à Lei Maria Penha, especialmente esclarecer dúvidas sobre medidas protetivas. A iniciativa foi organizada pelo Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, em parceria com a equipe da Cadeia Pública de Porto Alegre.
Participaram o coordenador do setor de Direitos Humanos, Cultura e Projetos do DTP, Gustavo Schwarz, responsável pela supervisão do projeto também as técnicas do DTP; Fernanda Vieira Cunha e Maria Verônica Wingen, além do major André Ferreira Pinheiro, representante da direção da CPPA, a soldado Lisandra Lopes, responsável pela Assessoria de Assuntos Estratégicos, e as técnicas responsáveis pela execução projeto na CPPA, Cristina Malta e Marlusa Teresinha Silveira Netto.
Metendo a Colher
O projeto Metendo a Colher funciona desde 2014 e visa combater a reincidência nos casos de violência contra a mulher. Atualmente, ele funciona por meio de grupos de responsabilização, na Cadeia Pública de Porto Alegre, onde a ideia é conscientizar e educar os agressores enquadrados na Lei Maria da Penha, para que não voltem a agredir.
Notícias relacionadas

Rua que registrou atropelamento com morte pode receber redutor de velocidade em Santa Cruz
Em março, uma mulher de 61 anos foi atingida por um carro

Datelli reabre em Santa Cruz com aposta em sofisticação e couro legítimo
Loja está localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 378, sob comando do empresário Rodrigo Dementshuk

Em campanha de vacinação, mais de 500 doses são aplicadas nos postos de Santa Cruz
Campanha Dia D da vacinação contra a gripe é promovida pelo Ministério da Saúde

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 200 vagas em Santa Cruz; veja
Doze empresas do município estarão contratando candidatos para cargos de todos os níveis de escolaridade e experiência