Esportes

União Corinthians vence o Pato Basquete e abre vantagem

Publicado em: 22 de março de 2023 às 21:53 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 16:25
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Junior Agasse/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Augusto marcou faltando três segundos, dando vitória em confronto direto por vaga aos playoffs

    Com uma bola de Augusto faltando três segundos para zerar o cronômetro, o União Corinthians venceu o Pato Basquete na noite desta quarta-feira, 22, no duelo que marcou a primeira das sete “finais” da equipe santa-cruzense no Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023. Jogando no Ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR), o UniCo fez um grande quarto período e levou a melhor por 66×68 (14×18;20×19;18×9;14×22). Com a vitória, a equipe de Athos segue na 12ª posição do NBB 2022/2023, dentro da zona dos playoffs, agora com nove vitórias. O próximo compromisso é novamente fora de casa, nesta sexta-feira, 24, contra o Corinthians, em São Paulo.

    O quarteto inicial foi formado por Simms, Paulichi, Augusto, Vithinho e Teichmann. Destaque para a grande atuação do ala/pivô Paulichi, que anotou 23 pontos e seis rebotes e foi o nome do jogo.

    A partida começou aberta, mas com o União Corinthians na frente desde o início muito pela atuação de Vithinho, que conseguia pontuar de fora e de dentro do garrafão. O Pato Basquete, sem espaço para jogar, se via obrigado a forçar jogadas, perdendo boa parte das bolas em erros no ataque. Na transição rápida, o UniCo aproveitou para abrir vantagem e fechar o primeiro quarto em 14×18.

    No segundo período, a batida do União Corinthians não parecia a mesma. Mais atentos, os paranaenses conseguiram virar o jogo. Insatisfeito com a queda de rendimento, Athos Calderaro pediu tempo. Na volta, com Augusto retornando ao quinteto, a equipe cresceu e engatou uma sequência de três bolas de três pontos seguidas, com Pastor, Aguerre e Augusto, voltando à frente do marcador. Daí até o fim do quarto, o jogo seguiu equilibrado e fechou em 34×37 na saída para o intervalo.

    O terceiro quarto começou como o segundo. Pelas mãos do armador Roque, o Pato voltou à frente do marcador. Faltando seis minutos pro fim do período, o União Corinthians seguia fazendo escolhas erradas no ataque e encontrava muitas dificuldades na defesa. E com apenas nove pontos em dez minutos, viu os paranaenses aproveitarem para abrir vantagem: 52×46.

    Mais atenta, a equipe santa-cruzense voltou a equilibrar o jogo no quarto período. Destaque para Paulichi, com bom aproveitamento dentro do garrafão o ala/pivô sacudiu os companheiros. Assim, faltando 3’27, o UniCo buscou a igualdade no placar e a virada logo na sequência. Porém, o susto veio no final. Com duas cestas de lances livres nos segundos finais o Pato igualou o marcador. Mas, para o azar dos paranaenses, quando faltavam três segundos, Teichmann achou Augusto, e o campeão do Torneio de Três Pontos do Jogo das Estrelas não perdoou: 66×68.