Geral e Região

Sábado é Dia D para vacinar contra a gripe

Publicado em: 11 de maio de 2017 às 08:12 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:54
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Unidades de Saúde estarão atendendo em horários diferenciados em Vera Cruz

    As unidades de saúde básica de Vera Cruz têm registrado baixa procura pela vacina contra a gripe, desde que a campanha foi lançada, no dia 17 abril, para todos os grupos prioritários. No entanto, o que chama a atenção é que outros municípios da região também têm apresentado índices baixos se comparados ao ano passado. Até o momento, Vera Cruz, por exemplo, vacinou 3.257 pessoas das  6.784 que pertencem aos grupos de risco, o que representa 44,65% da meta estabelecida, que neste ano aumentou para 90% a cobertura. 

    A preocupação maior pela baixa procura é no grupo das crianças, que alcançou até o momento apenas 28,47% da meta. Sinal de que os pais não estão levando os filhos para serem imunizados.

    Vale do Sol, por sua vez, já imunizou 51,28% do público-alvo. Das 3.420 pessoas, 1.737 receberam a dose. Conforme relatório atualizado na segunda-feira, dia 8, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), dos seis municípios mais próximos de Vera Cruz, Santa Cruz do Sul é que está mais adiantado na meta, com 57,66% de cobertura. A procura na cidade vizinha está dentro do esperado, conforme o setor do Programa Municipal de Imunizações. 

    Assim como em Vera Cruz, em municípios como Candelária, Rio Pardo e Venâncio Aires, a Secretaria de Saúde faz um chamamento para que os públicos-alvo compareçam neste sábado (13), nos postos de saúde, tendo em vista que será o Dia D de vacinação, em que as unidades devem atender em horários diferenciados, sem fechar ao meio-dia.

    Alerta

    Nesta semana foram confirmados dois óbitos em Porto Alegre por causa da gripe. Ambos os pacientes eram idosos e faziam parte do grupo prioritário. Na região, foi registrado um caso de gripe A. A confirmação é de uma mulher de 69 anos, moradora de Venâncio Aires e trata-se do subtipo H3, diferente do H1N1.  Ela passa bem. Embora não seja caso referente a H1N1, fica o alerta, tendo em vista que a cidade atingiu até o momento 44,55% de pessoas imunizadas.

    DIA D

    A expectativa é que aqueles que pertencem aos grupos considerados de risco procurem os postos de saúde neste sábado, dia 13, quando ocorre o Dia D da campanha e é quando as unidades de Vera Cruz vão atender das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. 

    Confira a matéria completa na edição impressa desta quinta-feira, do Jornal Arauto.