Objetivo é chegar ao número real de moradores do município e confrontar dados do Censo
Depois dos números preliminares do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontar diminuição da população de Venâncio Aires, a Administração Municipal lança uma campanha sobre o tema. Chamada de "Venâncio cresceu e nós podemos provar", a campanha tem o intuito de coletar informações das pessoas que não responderam a pesquisa do IBGE.
Para isso, a prefeitura de Venâncio Aires irá colocar formulários nas capatazias, nas escolas, na sede administrativa e, também, disponibilizá-lo de forma online, através deste link. A prefeitura pede que apenas as pessoas que não receberam os recenseadores do IBGE em suas residências respondam o levantamento. O objetivo é mostrar que a população moradora do município, tanto na cidade quanto no interior, é maior do que apontada pela pesquisa nacional.
O questionário vai ficar disponível até 15 de abril. Após, a prefeitura de Venâncio Aires deverá enviar os dados coletados para o Governo Federal e para o IBGE.
Secretária da Fazenda, Fabiana Keller, explica que os números de moradores precisam estar atualizados e de acordo com a realidade do município, uma vez que este dado é fundamental para que haja o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "O FPM é a nossa segunda principal receita. É com os valores oriundos do Fundo que nos organizamos, planejamos e temos verbas para projetos e obras", salienta.
Com os dados preliminares divulgados pelo IBGE, Venâncio Aires perderia em torno de R$ 4,5 milhões. O valor, conforme a secretária da Fazenda, já estava sendo contabilizado no orçamento deste ano. "Já havíamos feito o prçamento do município e contávamos com este valor, porque, para nós, era improvável que a população havia diminuído. Aliás, não acreditamos que tenha diminuído, pelo contrário", ressalta.
Com a pesquisa elaborada em parceria com diversas secretárias, a Prefeitura de Venâncio Aires acredita que alcançará pessoas da cidade e do interior que não responderam o Censo. A expectativa, segundo Procuradora Jurídica do município, Gisele Spies Chitolina, é de chegar a 71.317 moradores – ultrapassando os 68.420, apontados pelo IBGE.
"Para que a população entenda, estes R$ 4,5 milhões de perdas podem ser muito maiores, uma vez que outros programas, como o Fundeb, usam os dados do censo para organizar e repassar verbas. É importante que os moradores entendam que caso essa perda de valor se confirque, projetos e obras de várias áreas, principalmente saúde e educação, serão prejudicadas", afirma o prefeito, Jarbas da Rosa.
Leia também: Prefeitura de Venâncio confirma ingresso na Justiça contra IBGE e a União por possíveis perdas no FPM
Notícias relacionadas
Reunião na SEMA alinha últimos ajustes para implementação do Jardim Botânico
Um dos principais eixos do Jardim Botânico será o Centro de Educação Ambiental, que será estruturado com contêineres adaptados para atividades didáticas, exposições e acervo científico
ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Projeto do estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas deve ser concluído em SEIS meses. ➡️ Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito. ➡️ Obras…
Paróquia São Sebastião Mártir divulga lucro da 149ª Festa do Bastião
Festividade religiosa ocorreu de 17 a 20 de janeiro
Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito
Empresa iniciou a retirada dos bloquetes das pistas centrais; com isso não haverá mais liberação em horários de pico