Projeto ainda tramita na Caixa para liberação e ser feita licitação, mas programação já foi desenhada
Desde que o prefeito Gilson Becker anunciou, em 22 de fevereiro, o projeto de pavimentação de 100% das ruas de estrada de chão da zona urbana de Vera Cruz, os moradores das vias contempladas estão ansiosos para saber quando darão adeus ao barro e à poeira. Ainda é preciso aguardar os trâmites burocráticos e legais transcorrerem, mas vários passos já foram dados e a Administração Municipal, inclusive, organizou uma espécie de cronograma para priorizar cinco frentes de trabalho, dividindo por lotes as ruas. Desta forma, quem vencer a licitação poderá trabalhar simultaneamente para agilizar as pavimentações com bloquetes.
Segundo o Prefeito, desde que foi apresentado oficialmente o projeto, ele tramitou na Câmara de Vereadores, onde foi aprovado, também já passou pela Secretaria do Tesouro Nacional e agora aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal para obter o financiamento na ordem de R$ 15 milhões. É a partir desta análise final e liberação da Caixa que o Município poderá abrir o processo de licitação para a obra, por isso, explica Gilson, não é possível precisar quando ela efetivamente começa, mas pode-se dizer por onde.
No Lote 1, composto pelas ruas do centro, Loteamento Losekann, bairro Arco-Íris, Leopoldina e Vila Triângulo, a primeira a ser pavimentada será a Travessa Forster, com 90 metros.
No Lote 2, que abrange o bairro Esmeralda, é a rua José Rohlfes, de 140 metros, que recebe a pavimentação por primeiro. O Lote 3 é formado pelas ruas do Bairro Cipriano de Oliveira e, ali, foi escolhida a Nelson Meert, que tem 320 metros, para receber por primeiro os bloquetes.
O Lote 4 abrange o Loteamento Bosques de Villa Thereza, Rincão da Serra/São Francisco, Bairro Boa Vista, e foi escolhida a rua Armindo Back, que tem 165 metros para receber a melhoria por primeiro. Por fim, o Lote 5 contempla o Bairro Conventos, Imigrante e Bom Jesus, e serão calçadas por primeiro as ruas Herbert Schneider, que tem 200 metros, e a Eduardo Zinn (Martin Luther até Loteamento Gressler), com 500 metros.
Ao todo, as obras da zona urbana contemplam 15.423 metros, sendo 85 ruas por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), outras seis ruas por meio de emendas parlamentares, e ainda duas ruas sob responsabilidade de loteador. São 93 ruas que darão adeus à estrada de chão em Vera Cruz.
Já as obras do interior vão avançar de acordo com a liberação das emendas parlamentares. Na medida que cada uma vai sendo liberada, a licitação do trecho correspondente é executada. Em Linha Henrique D’Ávila, além do Pavimenta, já há outro trecho licitado, assim como Vila Progresso. Andréas já tem trecho em execução e outros mais em licitação concluída. Esses trechos serão feitos de acordo com a liberação dos recursos por parte dos parlamentares.
Notícias relacionadas

Acisa anuncia ganhadores da promoção de Dia das Mães; confira
Sorteio foi realizado na tarde desta quinta-feira

Santa Cruz lança Semana do Meio Ambiente com foco na gestão de resíduos
Programação será realizada de 30 de maio a 7 de junho

Bicho Feliz AgroPet inaugura nova loja em Santa Cruz neste sábado
Novo espaço, dedicado à saúde e o bem-estar dos animais, fica localizado na Avenida Deputado Nicolau Euclides Kliemann

Após edital sem interessados, projeto do Parque das Extremosas será dividido em lotes
Loteamento popular de 425 casas será construído no Bairro Aliança, em Santa Cruz