Projeto ingressa na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira
A Câmara de Santa Cruz do Sul volta a discutir a cobrança de uma taxa dos turistas que visitarem a cidade. O vereador Gerson Luís Trevisan (PSDB) apresentou, na última semana, um projeto tratando do tema e, como ele ingressa na pauta do Legislativo na sessão desta segunda-feira (6), o debate deve ganhar força.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz abre nova licitação para construção de Vila Germânica em Linha Santa Cruz
Pela proposta, a cobrança seria de R$ 5 em cada diária em hotéis e pousadas, sendo o recolhimento responsabilidade do estabelecimento. O texto ainda prevê que a Prefeitura tem autonomia para, através de decreto, atualizar o valor monetariamente, de acordo com os índices oficiais, sempre que se fizer necessário.
Para Trevisan, os recursos podem ser importantes para o desenvolvimento de políticas públicas para implantação de infraestrutura e serviços de finalidade ou com interesse turístico. De acordo com o projeto, os valores arrecadados seriam gerenciados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Outros lugares
A medida já é adotada em algumas cidades turísticas do Brasil, como Gramado (RS) e Fernando de Noronha (PE), e do exterior. Na maioria dos municípios onde a cobrança está prevista, além dos moradores das cidades, estão isentos de pagar a taxa deficientes físicos, crianças de até 12 anos e idosos acima de 60.
Notícias relacionadas
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min