Diferentes parlamentares cobraram um posicionamento da Corsan
Os problemas nas contas de água de Santa Cruz do Sul vêm mobilizando a comunidade nas redes sociais e foram abordados na sessão desta semana da Câmara de Vereadores. Moradores do município têm procurado as lideranças políticas para relatar cobranças indevidas e valores abusivos. Diferentes parlamentares cobraram um posicionamento da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e falaram que acompanham de perto a situação.
O primeiro a destacar o tema no Plenário Nilton Garibaldi foi Rodrigo Rabuske (PTB). Segundo, nos últimos dias, foram recebidos, no mínimo, dez contatos de pessoas que estão vendo suas contas duplicarem ou, até mesmo, triplicarem. “Faço uma séria reflexão sobre tudo que a gente vive aqui na nossa cidade quando se fala em abastecimento de água, quando se fala em Corsan. Quando a gente tem um serviço que não atende a comunidade e recebe uma conta ainda maior, faz com que a comunidade tenha também uma insatisfação ainda maior”, falou.
Professor Cleber (União Brasil) disse que já faz algum tempo que ele e os assessores têm sido procurados por conta da disparidade das cobranças. “Quero me colocar disposição da comunidade. Em muitas vezes, eu acabo indo até o local”, pontuou. O vereador apresentou um balanço disponibilizado pela Corsan e, de acordo com ele, no ano de 2022, foram 193 casos e que a comunidade procurou a concessionária para relatar problemas com o pagamento. “Dos casos que a gente foi atrás, todos eles acabaram tendo algo que foi vazamento, erro de leitura, erro de manobra ou vazamento invisível”, explicou.
Francisco Carlos Smidt (PSDB) também abordou o assunto e trouxe um caso que aconteceu na Rua João Martim Buff. No ponto, segundo o parlamentar, uma família recebeu uma fatura com mais de R$ 3 mil. “Ele foi ver e era um vazamento abaixo da sua casa, que inclusive atingiu o alicerce, comprometendo ela. Nós ligamos para Corsan e o Bruno [gerente da unidade], como sempre atencioso, sugeriu que a pessoa fosse lá e fizesse uma ocorrência. Reconhecido o prejuízo, a Corsan pode dar uma redução”, apresentou.
A fala mais quente foi de Nicole Weber (PTB). Ela falou sobre consumidores do Bairro Santa Vitória e apresentou uma conta de R$ 10 mil. “A gente faz um pedido para que isso seja revisto imediatamente. Eles criam um processo administrativo interno que acaba dizendo que não tem nada errado. Que gente pode pagar R$ 10 mil em um conta? Em que mundo isso é real? Falta uma sensibilidade da empresa. Eu já oriento que busquem advogados, que estão conseguindo, na Justiça, interromper isso. São muitas as reclamações. Precisa ser verificado oque está acontecendo. Busquem seus direitos”, orientou.
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