Fato teria a participação de jogadores de futebol profissionais em pelo menos três partidas da competição
Nessa terça-feira (14), o Ministério Público de Goiás deflagrou uma operação chamada "Penalidade Máxima" para investigar um grupo especializado em fraudar resultados de jogos. Conforme a investigação, algumas partidas da Série B do Brasileirão de 2022 estariam envolvidas no esquema. Além disso, o fato teria a participação de jogadores de futebol profissionais.
Segundo o ge.globo, dois jogadores que estiveram envolvidos no esquema foram Romário, ex-jogador do Vila Nova, e Matheusinho, ex-jogador do Sampaio Corrêa. Além deles, também foi apontada a participação do zagueiro Joseph, do Tombense, e do volante Gabriel Domingos, do Vila Nova, que teria emprestado a conta bancária para Romário receber o adiantamento.
Os atletas teriam tentado influenciar no resultado de três jogos da 38ª rodada da Série B do ano passado: Vila Nova x Sport, Sampaio Corrêa x Londrina e Criciúma x Tombense. A denúncia teria partido do Vila Nova, onde Romário atuava. O presidente do clube goiano, Hugo Jorge Bravo, afirmou que tomou conhecimento do fato por pessoas de fora do clube e que passou a ir atrás dos envolvidos.
Não está descartado pelo Ministério Público-GO que outros jogos tenham sido manipulados. Por isso, a investigação continuará apurando as situações. Conforme o MP-GO, o esquema teria impactado em pelo menos três confrontos da Segunda Divisão da temporada passada e teria envolvido um montante de mais de R$ 600 mil.
Foram cumpridos um mandado de prisão e nove mandados de busca e apreensão em Goiânia, São João del-Rei (MG), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Porciúncula (RJ).
Conforme a investigação, o grupo convencia atletas a manipular resultados nas partidas por meio de ações indiretas, como fazer pênalti no primeiro tempo dos jogos. O pagamento era feito com parte dos prêmios de apostas feitas. Cada envolvido teria recebido cerca de R$ 150 mil por aposta.
Notícias relacionadas
Homem que fazia tele-entrega de drogas é preso em Rio Pardo
Acusado que portava cocaína foi abordado por policiais da Força Tática
Acidente entre dois automóveis deixa três pessoas feridas na RSC-153
Envolvidos foram encaminhados para atendimento médico
Traficantes armazenavam imagens de monitoramento da polícia na nuvem
Vídeos das câmeras em ponto de tráfico eram arquivados em dispositivo de armazenamento de dados na internet
Colisão entre caminhonete e moto deixa jovem ferida no Centro de Santa Cruz
Fato aconteceu no cruzamento das ruas Capitão Fernando Tatsch e Venâncio Aires