Polícia

Susepe transfere dois líderes de organização criminosa para o Sistema Penitenciário Federal

Publicado em: 11 de fevereiro de 2023 às 07:42 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:31
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Governo do Rio Grande do Sul
  • Foto: Jonathan Silva/Ascom Susepe
    compartilhe essa matéria

    Transferência de presos com este perfil é mais uma ação do RS Seguro

    Duas lideranças de organização criminosa com atuação em Porto Alegre foram deslocadas para presídios administrados pelo Sistema Penitenciário Federal (SPF). Os agentes da Divisão de Segurança e Escolta (DSE), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), escoltaram um detento da Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa) e um do Complexo Penitenciário de Canoas (Pecan) até o Aeroporto Salgado Filho, na capital, onde embarcaram sob a custódia da Polícia Federal.

    A transferência de presos com este perfil é mais uma ação do RS Seguro, programa implementado pelo governo do Estado há quatro anos, com o objetivo de reduzir a criminalidade por meio da integração entre órgãos estaduais de segurança pública, Poder Judiciário e Ministério Público, com forças federais e municipais. O programa atua em quatro eixos: combate ao crime; políticas sociais preventivas e transversais; qualificação do atendimento ao cidadão; e sistema prisional.

    A operação contou com apoio do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) e da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen), ambos da Susepe, além do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto de Porto Alegre.

    Somente em janeiro deste ano, a DSE realizou 587 movimentações de presos, sendo 130 transferências e 457 apresentações para audiências.