Parlamentares falaram sobre a falta de água que tem atingido algumas regiões do município
A sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul foi marcada por posicionamentos fortes e críticas à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Os parlamentares falaram sobre a falta de água que tem atingido algumas regiões do município e, durante os pronunciamentos, pediram soluções mais rápidas e investimentos em reservatórios para que novos episódios sejam evitados.
O assunto foi abordado por praticamente todos vereadores, mas Henrique Hermany (Progressistas) foi quem fez um dos discursos mais inflamados. “Se fosse por reunião, o problema da água já tinha que estar resolvido faz muito tempo. Se a gente somar as horas de audiência pública, discussão e reunião e transformar em dinheiro e obras que deveriam estar realizadas, estaria tudo resolvido”, destacou.
Hermany afirmou que é preciso acompanhar de perto e fiscalizar o trabalho desenvolvido pelos técnicos da companhia. “Não adianta fazer audiência e reunião. A gente é feito de bobo. Nas audiências, se pinta um cenário maravilhoso e parece que tudo vai acontecer. Termina a audiência, no outro dia, falta água, não tem investimento. Tomara que a gente viva uma nova fase”, expressou.
Procurado, o superintendente regional da Corsan, José Roberto Epstein, afirmou que algumas das interrupções reclamadas são oriundas de intervenções programadas para fazer interligações de novas redes de abastecimento e instalação de equipamentos de medição. “Todas obras estão previstas no atual contrato de programa e de redução de perdas. Elas geram, em algum momento, interrupção do abastecimento”, disse.
Durante a sessão no Legislativo, os vereadores citaram a Linha João Alves como ponto mais atingido. Epstein citou que, no mês passado, um problema impediu o abastecimento da região. Foram deslocadas quatro equipes para identificar onde estava o vazamento invisível – embaixo da terra. Junto com alto consumo, em função das altas temperaturas, ele estava atrapalhando na recarga do reservatório.
Notícias relacionadas
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura