Política

Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal são reeleitos

Publicado em: 02 de fevereiro de 2023 às 06:34 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:15
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto e Agência Brasil
  • compartilhe essa matéria

    Arthur Lira e Rodrigo Pacheco ficam nos cargos por mais dois anos

    Com 464 votos favoráveis, o deputado Arthur Lira (PP) foi reeleito nesaa quarta-feira (1) para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos.

    Arthur Lira está em seu quarto mandato e foi o candidato a deputado federal mais votado de Alagoas nas eleições do ano passado. O parlamentar afirmou que, entre as prioridades de sua gestão, está a aprovação da reforma tributária.

    O parlamentar afirmou que buscará construir uma relação com o Poder Executivo sem relação de subordinação, mas um pacto para aprimorar e avançar nas políticas públicas, “a partir da escuta cuidadosa de opiniões e sugestões de nossas comissões”.

    O parlamentar contou com apoio de 20 partidos: PT, PCdoB, PV PL, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

    O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) recebeu 21 votos. O deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) teve 19 votos. A votação ainda teve cinco votos em branco.

    Senado Federal

    O senador Rodrigo Pacheco (PSD) também foi reeleito nessa quarta-feira. Ele fica no cargo de presidente do Senado pelos próximos dois anos. Pacheco derrotou Rogério Marinho (PL) e Eduardo Girão (Podemos). 

    Pacheco venceu por 49 votos contra 32. Não houve votos em branco. O parlamentar tinha apoio da maioria dos partidos da Casa, inclusive o PT, MDB e seu partido, o PSD, duas das maiores bancadas. 

    Em seu pronunciamento após a recondução ao cargo, Pacheco condenou o que chamou de “polarização tóxica” vigente no Brasil.

    “O discurso de ódio, o discurso mentiroso, o discurso golpista deve ser desestimulado, desmentido e combatido. Lideranças políticas que possuem compromisso com o Brasil sabem disso. Lideranças políticas que possuem compromisso com o futuro do Brasil não podem se omitir nesse momento”, disse. “E o recado que o Senado Federal dá ao Brasil agora é que manteremos a defesa intransigente da democracia”.