Política

Governo Nacional prepara plano emergencial para realizar exames e cirurgias

Publicado em: 11 de janeiro de 2023 às 06:25 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 16:32
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Ministra da Saúde se comprometeu a normalizar abastecimento de vacinas

    A ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniu com o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, nessa terça-feira (10), em Brasília, para discutir as ações prioritárias da pasta nos primeiros 100 dias de governo.

    Após o encontro, ela falou, em coletiva de imprensa, sobre algumas das medidas em andamento, como a definição de um plano para realização de cirurgias e exames.

    "Estamos trabalhando na elaboração de um plano emergencial para a realização de diagnósticos, para cirurgias, como um dos pontos centrais de atuação. O Ministério da Saúde trabalha em uma lógica interfederativa, então vamos discutir com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde [Conass] e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde [Conasems] agora, no dia 26 de janeiro, para a definição conjunta desse plano", explicou. 

    Farmácia Popular

    A ministra também falou sobre a retomada do Farmácia Popular. A retomada do programa virou uma das principais promessas de Lula, durante a campanha eleitoral.

    Nísia disse ainda que o rol de medicamentos ofertados pelo Farmácia Popular deverá ser ampliado, mas não deu detalhes sobre essa ampliação.

    Vacinas

    A ministra da Saúde afirmou que está normalizando o abastecimento de vacinas pediátricas contra a Covid-19, que estão em falta no país. Segundo Nísia Trindade, foi negociado um adiantamento das entregas com o Instituto Butantan com a chegada, nos próximos dias, de 715 mil doses e, mais adiante, outras 2 milhões de doses. Também estão em curso tratativas para a entrega adiantada de doses de vacina da fabricante Pfizer.

    "Teremos o abastecimento dessas vacinas e aí nos restará trabalhar para que a sociedade vacine suas crianças", afirmou.