Administração também intensifica medidas para economia de água
Acompanhando a baixa do nível do Arroio Castelhano e as dificuldades de captação de água por parte da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Administração de Venâncio Aires emitiu no final da tarde dessa segunda-feira (9), um decreto de Situação de Emergência.
Paralelo a isso, durante todo o dia, secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal orientaram arrozeiros e a população em geral para a necessidade de economia de água no município. O objetivo é evitar o desperdício para impedir o desabastecimento nas torneiras.
Com chuvas irregulares e calor excessivo, a prefeitura orienta a população a evitar o desperdício de água. Proprietários de lavouras de arroz do município foram visitados para, temporariamente, não retirarem água do arroio Castelhano.
“Na tarde desta segunda-feira, as máquinas interromperam a captação de água no Castelhano devido ao nível crítico do arroio. Estamos aguardando melhorar para voltar a trabalhar nas próximas horas”, informa o gerente local da Corsan, Ilmor Döhr.
O prefeito Jarbas da Rosa lembra que, nesta época, no último ano, já havia decreto de emergência e racionamento em vigor. “Para evitar medidas mais drásticas de racionamento é que estamos pedindo a colaboração de todos e o cuidado para o uso consciente da água”, destaca.
Desde o mês de novembro, a Administração Municipal abastece o interior do município, diariamente, com dois caminhões-pipa e pode iniciar o terceiro veículo nos próximos dias. Além disso, mais de 50 caixas d´água já foram distribuídas para famílias carentes armazenarem água e 200 açudes construídos no interior para atendimento aos animais.
Administração em alerta com a Corsan
Paralelamente as ações de para economia de água, a prefeitura de Venâncio Aires acompanha os problemas no abastecimento, como a coloração da água e o mau cheiro.
Depois de ter multado a Corsan no último episódio de desabastecimento de água, o município cobra a apresentação do projeto previsto em contrato para uma fonte alternativa de captação e reservatório de água para Venâncio Aires.
O prazo final de apresentação do projeto técnico definitivo encerra no primeiro semestre de 2023.
Notícias relacionadas
Reunião na SEMA alinha últimos ajustes para implementação do Jardim Botânico
Um dos principais eixos do Jardim Botânico será o Centro de Educação Ambiental, que será estruturado com contêineres adaptados para atividades didáticas, exposições e acervo científico
ARAUTO REPÓRTER UNISC 4 de Fevereiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Projeto do estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas deve ser concluído em SEIS meses. ➡️ Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito. ➡️ Obras…
Paróquia São Sebastião Mártir divulga lucro da 149ª Festa do Bastião
Festividade religiosa ocorreu de 17 a 20 de janeiro
Avanço na obra da segunda etapa do Calçadão da Floriano exige bloqueio total do trânsito
Empresa iniciou a retirada dos bloquetes das pistas centrais; com isso não haverá mais liberação em horários de pico