Última alteração havia sido realizada em 2008
Após 14 anos, o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Vale Verde passou por um processo de atualização. O projeto, que reescreve, corrige, altera e atualiza foi aprovado por unanimidade durante sessão realizada na última segunda-feira (12).
Para conseguir realizar este processo, o Legislativo precisou, durante mais de um mês, realizar reuniões entre os parlamentares e o setor jurídico. O objetivo era deixar o Regimento Interno o mais completo possível, para que ele representasse tudo que foi determinado nos encontros.
Com a medida, conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Guilherme Ubatuba (MDB), o Regimento Interno estará apto, e atualizado, para auxiliar não apenas os vereadores, mas, também, todos aqueles que tiverem dúvidas sobre o tema.
“É algo que era muito necessário, pois tínhamos artigos no Regimento que não mais condiziam com a realidade, como sobre o expediente, horário das sessões, participação popular, dentre outros. Também era um dos projetos que eu tinha projetado tirar do papel durante o mandato como presidente, e, graças à colaboração de todos, deu certo”, salienta.
Algumas das alterações aprovadas foram a regulamentação da Tribuna Popular, sessões itinerantes pelo interior, diminuição do recesso, escolha de Líder de Governo, sessões on-line, solenes e extraordinárias. Além disso, o tempo de fala para cada parlamentar e assuntos relacionados a comissões passaram por novas adequações.
Durante esta semana serão impressas cópias do Regimento para os vereadores que solicitarem, bem como uma será encaminhada ao Executivo e outra estará disponível àqueles que queiram ler na própria Câmara. Além disso, a versão em PDF pode ser solicitada ao presidente da Casa e aos servidores.
Notícias relacionadas
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura