Conheça Alexandre Bispo, um dos nomes mais importantes da arte em chocolate na América Latina
Ele conhece todos os estados do Brasil e boa parte do mundo também. Viaja para transmitir conhecimentos e ainda é pago para trabalhar com o queridinho das pessoas: o chocolate. Chef chocolatier premiado internacionalmente e um dos nomes mais importantes da arte em chocolate na América Latina, Alexandre Bispo está em Santa Cruz do Sul e conversou com o Portal Arauto sobre sua vida, a paixão pela culinária e sobre como tudo começou.
Foi em Abreu e Lima, município de Pernambuco, que Bispo nasceu. Lá, ele ajudava a mãe Ana Sebastiana em uma mercearia e via, toda noite, seu pai chegar fardado. Um dia, chegaram no estabelecimento comercial da família e pediram um bolo. A família não vendia bolos, mas Bispo garantiu ao cliente: “Hoje não tem, mas amanhã vai ter”. E assim, com 13 anos, foi para a cozinha, encontrou uma receita e garantiu o novo produto da marcearia.
Bispo não sabia, mas seu pai era cozinheiro do Exército. O dom, reconhecido por ele naquela noite, tinha explicação. Mas, pelo traje que usava, ele acreditou, por muito tempo, que seu pai era militar. Onofre Euzédio Bispo cozinhava para todo o Exército e não acreditava que esse seria um bom futuro para o filho. Porém, a paixão pela gastronomia encontrou uma forma de chegar até ele, apesar de tudo. E depois do primeiro bolo, muitos outros vieram.
Com 15 anos, fez um curso de Gastronomia e foi escolhido, entre os 80 alunos, como o melhor para representar Pernambuco em um concurso nacional. Assim, começou sua carreira e começou a ministrar cursos. Decidiu então que faria Artes Plásticas na Universidade Federal de Pernambuco, mas por um motivo diferente dos demais colegas: Ele queria utilizar as técnicas na gastronomia. E assim fez. Tornou-se escultor de chocolate depois de cinco anos de carreira. Em homenagem a Luiz Gonzaga, Bispo construiu uma sanfona de chocolate. No dia das mulheres, a escultura de chocolate preparada foi o corpo feminino, em tamanho original.
Então, a Harald Chocolates e Coberturas, antiga Neugebauer de Porto Alegre, convidou Bispo para fazer parte da equipe. Pela empresa, ele viaja o Brasil e o mundo realizando cursos. Das quatro semanas do mês, três são dedicadas à empresa. Ele ainda leciona em 12 universidades nacionais e atinge 30 países com seu conhecimento. Além disso, ele dá aula em uma escola especializada em chocolate em Gramado e ministra aulas online pelo curso Eduk, com acessos de 1,2 milhão de aprendizes. Seu sonho agora: ter um programa de televisão.
“Faço o que amo e ainda como chocolate”
Com muito bom humor, Alexandre Bispo relata a emoção de poder viver daquilo que ama. “Fiz Artes Plásticas para me utilizar da técnica. Com chocolate é muito mais fácil de lidar e, se eu me aborrecer com algo, como um pedaço e tudo fica bem”, brinca. Além disso, o chef se sente especial em poder transmitir seus conhecimentos para as pessoas. E ele não fala apenas das viagens ao redor do mundo. “A fama não me importa. O bom é ser reconhecido e compartilhar o que sei. Não importa onde. Não importa para quem. Se você me pedir uma receita no elevador, eu vou te passar”, diz.
“Ser pai é a melhor coisa”
E quem acha que toda essa rotina não permite que Bispo tenha uma família, está enganado. Todos os finais de semana possíveis, ele está lá, em Recife, com a esposa Helvia Barreto e o filho Alexandre Bispo Filho, de três anos. “Ser pai é a melhor coisa da vida. Chego em casa, desligo o celular e aproveito eles. E, é claro, gosto de ir para a cozinha, preparar uma sopa para o meu filho”, conta. Quando Bispo não está em casa, o pequeno Alexandre observa o pai, pelo computador, ministrando cursos. No final de cada aula, bate palmas e vibra, sem ainda saber o quanto isso significa para seu pai que, mesmo quando longe, pensa e trabalha por ele.
Notícias relacionadas

Venâncio Aires conta com Rede Sander de postos de combustíveis
Empreendimento fica na esquina das Ruas Voluntários da Pátria e 1º de Março

Santa Cruz deve reduzir para 5% o uso de postes de madeira até 2026
Informação foi revelada pelo consultor de negócios da RGE, Eduardo Döring

Mais duas tipuanas da Rua Marechal Floriano serão removidas em Santa Cruz
Árvores localizadas em frente ao Colégio Marista São Luís apresentam risco à segurança de pedestres e motoristas

Feira de Artesanato alusiva ao Dia das Mães leva grande público à Praça da Bandeira
Evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho