Atletas do clube começaram os testes físicos na tarde desta quinta-feira
O Esporte Clube Avenida deu início, na tarde desta quinta-feira (1º), à preparação para a disputa do Gauchão 2023. Os atletas e a comissão técnica estiveram presentes no Estádio dos Eucaliptos para o pontapé inicial do período de treinamentos do Periquito antes da estreia na primeira divisão do futebol gaúcho, que deve acontecer em 21 de janeiro contra o Novo Hamburgo, fora de casa.
O presidente Jair Eich abriu a fala na sala de eventos do clube. Ele relembrou o momento especial que o Avenida viveu em 2019, quando teve a chance de disputar uma partida da Copa do Brasil contra o Corinthians, em São Paulo e se disse feliz em poder participar desse momento atual do clube, com o retorno à elite do futebol gaúcho. "Qualidade o grupo tem de sobra, eu tenho certeza disso. Gostaria muito de chegar no final do campeonato com a certeza de dever cumprido. O que não pode faltar é garra, vontade de vencer. Se tivermos isso, estou certo que teremos sucesso na caminhada", salientou.
O técnico Márcio Nunes fez questão de ressaltar a importância dos atletas em representar o único clube da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari na Série A do Campeonato Gaúcho. "É importante que vocês entendam o clube que estão representando. Para quem esteve conosco na campanha do acesso, sintam-se orgulhosos pela conquista e pela oportunidade em retornar. Para essa temporada, eu fiz questão de pedir no mínimo dois atletas por posição, para ter uma briga sadia e ninguém se acomodar. No grupo, ninguém é titular, o atleta pode estar titular. Esse nível de competição é o que vai nos fazer chegar longe", disse o comandante. Ele ainda adiantou que o clube deve anunciar mais três ou quatro nomes para fechar o grupo de jogadores.
Perfil do elenco
Márcio Nunes também destacou o perfil do grupo para a disputa da competição. "Buscamos uma mescla dentro do grupo, com jogadores jovens e experientes. Nos experientes, não é só a questão da idade, mas sim de vivência dentro do futebol. Posso citar o exemplo do Garré, que está integrado aqui conosco. Ele fez o gol do acesso do ABC para a Série B do Campeonato Brasileiro. É um ganho muito importante que teremos dentro do grupo, certamente".
O meia Guilherme Garré, de 29 anos, vai jogar o Gauchão pela primeira vez. "Sei que é um campeonato de muita competição, de muita disputa física e força. Acredito que com as minhas caracterísiticas e com o elenco que o treinador montou, temos tudo para encaixar e fazer um grande campeonato. Vou treinar muito para conseguir o meu espaço e poder ajudar", destacou o recém-chegado.
O zagueiro Micael, de 36 anos, é um dos experientes do grupo. Ele fez parte da campanha do acesso no primeiro semestre e retorna para defender o Avenida também na primeira divisão. "A vontade é o primeiro passo para buscarmos algo. Nossa direção e a comissão técnica estão de parabéns porque está todo mundo querendo muito. Sabemos que nosso primeiro objetivo é não cair. Historicamente os dois clubes que sobem são sempre os que precisam primeiramente fugir da zona de rebaixamento. Sabemos desse desafio e vamos assumir, sabendo das nossas capacidades", pontuou o defensor.
Amistosos
O Periquito faria sua estreia em 14 ou 15 de janeiro. Essa programação foi alterada pois a Federação Gaúcha de Futebol marcou a decisão da Recopa Gaúcha para este final de semana. Com isso, o Avenida ganhou mais uma semana de preparação para a estreia que deve acontecer em 21 ou 22 de janeiro. "Nós temos um primeiro jogo-treino agendado contra uma seleção do futebol amador da região, que deve ser dia 17 ou 18 de dezembro. No dia 23 de dezembro faremos um amistoso em Porto Alegre contra a equipe de transião do Grêmio. Também estamos ajustando uma data com o Aimoré para a realização de um amistoso aqui nos Eucaliptos, mas deve acontecer ainda no final de dezembro. E ainda um quarto amistoso contra o Juventude em Caxias", adiantou o técnico Márcio Nunes.
Grupo de jogadores
O Avenida ainda deve anunciar mais três ou quatro nomes para completar o elenco. Confira os 20 nomes que se apresentaram no primeiro dia da pré-temporada do clube.
Goleiros: Rodrigo e Rodolfo Castro
Zagueiros: Jessé, Marcão, Micael e Dadalt
Laterais: César Nunes, Lucas Lopes e Biel Potiguar
Volantes: Adeilson Maranhão, Jeferson, Jhonata e Rafael Carrilho
Meias: Alexandre e Guilherme Garré
Atacantes: Carlos Henrique, João Pedro, Lucas Grafite, Marcelinho e Wesley Pionteck.
Comissão técnica: Márcio Nunes (técnico), Mateus Coelho (auxiliar técnico), Alon Ritter (preparador físico), Vandré Neves (preparador de goleiros), Ramon Pedreira (supervisor de futebol) e Vinicius Kanitz (analista de desempenho).
A caminhada do Periquito
1ª rodada – Novo Hamburgo x Avenida
2ª rodada – Avenida x Internacional
3ª rodada – Avenida x Ypiranga
4ª rodada – Juventude x Avenida
5ª rodada – Avenida x São Luiz
6ª rodada – Avenida x Aimoré
7ª rodada – Grêmio x Avenida
8ª rodada – Avenida x Esportivo
9ª rodada – Brasil de Pelotas x Avenida
10ª rodada – São José x Avenida
11ª rodada – Avenida x Caxias
Notícias relacionadas
![Com apoio da torcida, Ceisc União Corinthians vence o Botafogo](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/VIN-5297-1200x800.jpg)
Com apoio da torcida, Ceisc União Corinthians vence o Botafogo
Equipe santa-cruzense chega à 14ª vitória em 23 jogos no NBB
![Arauto News transmite confronto entre Ceisc União Corinthians e Botafogo](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/unico-sabado-1200x900.jpeg)
Arauto News transmite confronto entre Ceisc União Corinthians e Botafogo
Em caso de vitória, time santa-cruzense pode assumir a terceira melhor campanha do certame
![Ceisc União Corinthians recebe o Botafogo neste sábado](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-16.55.29-1200x800.jpeg)
Ceisc União Corinthians recebe o Botafogo neste sábado
Em caso de vitória, equipe santa-cruzense pode chegar ao mesmo número de pontos do Brasília, na terceira posição
![“Posso dizer que Santa Cruz é a verdadeira Capital do Basquete”, diz experiente ala Marquinhos](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/unico.jpg)
“Posso dizer que Santa Cruz é a verdadeira Capital do Basquete”, diz experiente ala Marquinhos
Um dos maiores nomes do esporte no Brasil, atleta vai se aposentar ao fim da temporada