Iniciativa ocorre em parceria com a Casa Thomas Jefferson
A educação para a cidadania global é uma prioridade e uma importante iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e, para os maristas, algo que está presente em seu DNA. O Instituto nasceu no interior da França há mais de 200 anos e Marcelino Champagnat, o fundador, pensava uma escola para formar “bons cristãos e virtuosos cidadãos” e desejava que sua proposta de chegasse a “todas as dioceses do mundo”. Hoje, o legado marista está presente em mais de 80 países nos cinco continentes, com mais de 600 escolas de educação básica.
O conceito de internacionalização já era um desejo de Marcelino, a fim de proporcionar experiências multiculturais e transmitir o jeito marista de educar para crianças e jovens de todo o mundo. Para atualizar este sonho, o Colégio Marista São Luís, a exemplo de outras unidades da nossa rede, como o Colégio Marista Rosário (Porto Alegre), está criando um Núcleo de Internacionalização, uma proposta que reúne as iniciativas que colocam os estudantes e contato com o mundo. Já existem iniciativas de internacionalização presente no nosso Colégio, como por exemplo os intercâmbios (Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Chile), que projeta o contato com universidades no exterior, diálogos com as escolas marista do mundo. As atividades de internacionalização e intercâmbio serão reunidas no Núcleo, para serem potencializadas.
Para viver essa internacionalidade, o desenvolvimento de uma segunda língua é um meio importante. Por isso, além da criação de um Núcleo de Internacionalização, com a intenção de proporcionar um ambiente de imersão na Língua Inglesa, desde a Educação Infantil, nosso Colégio firmou, recentemente, uma parceria com a Casa Thomas Jefferson. A empresa é responsável pelo programa Thomas Bilíngue for Schools (TB), destinado à formação e aprimoramento pedagógico do estudo da língua estrangeira e das experiências internacionais.
A carga horária, nos níveis da Educação Infantil e Anos Iniciais, será ampliada e contará com metodologias ativas, com a maior exposição à língua estrangeira diariamente. Os estudantes terão à disposição materiais didáticos bilíngues, que exploram todos os conteúdos previstos no currículo e que forneçam repertórios diversos, passando das aulas de inglês para aulas em inglês. O programa desenvolve a aprendizagem da Língua Inglesa ao mesmo tempo que amplia os conhecimentos matemáticos, linguísticos, científicos, sociais e artísticos, mediante práticas escolares e do cotidiano.
A proposta do programa Thomas Bilíngue se diferencia das demais escolas regulares de língua estrangeira, pois não trabalha essencialmente com o ensinamento da segunda língua, mas sim com o inglês como um mecanismo de aprendizado. Isso ocorre por meio da metodologia Content & Language Integrated Learning (CLIL), que desenvolve competências como colaboração, criatividade, pensamento crítico, inovação e habilidades socioemocionais, com a utilização de tecnologias educacionais e oficinas diversas (gastronomia, contação de histórias, projetos e atividades maker).
O Colégio Marista São Luís está com as Matrículas Abertas para 2023, agende uma visita pelo número 3713-8500.
Notícias relacionadas
Programa do Hospital Ana Nery oferece cuidados essenciais à comunidade do Bairro Progresso
Projeto é voltado para crianças, adolescentes, gestantes e puérperas
Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino oferece cuidado gratuito à saúde feminina em Santa Cruz
Exames de pré-câncer são realizados no Consultório Móvel do Hospital Ana Nery
Sinimbu comemora 33 anos com a 1ª Feira Cultural
Programação vai de quinta-feira (7) até este domingo (10), com entrada gratuita em todas as atividades, confira
O som que move a DB Tecnologia Acústica faz sucesso pela América Latina
Mais do que fabricar caixas de som, a empresa de Vera Cruz é especialista em criar soluções em áudio de alta qualidade. Bons exemplos não faltam, confira