Três mandados de busca são executados nesta quarta-feira
A Polícia Federal de Santa Cruz do Sul (PF) realiza nesta quarta-feira (23), a Operação Reino Proibido, para impedir a entrada ilícita de bebidas alcoólicas em território nacional, principalmente de vinhos trazidos da Argentina.
Os policiais federais cumprem dois mandados de busca em Eldorado do Sul e um Cachoeirinha, e executam ordens judiciais que determinaram o sequestro e a restrição de circulação e transferência de veículos pertencentes aos investigados. Em um dos locais de busca, foram localizadas e apreendidas 120 caixas de vinhos estrangeiros ilegais, que serão encaminhadas à Receita Federal.
De acordo com os policiais, a investigação teve início em abril deste ano com a apreensão, no município de Lajeado, de um indivíduo que transportava 392 garrafas de vinhos estrangeiros sem a correspondente documentação comprobatória de pagamento de tributos devidos pela importação.
A partir de novas diligências, a Polícia Federal apurou que um cidadão residente na cidade de Eldorado do Sul e titular de uma empresa de comércio de bebidas seria o verdadeiro proprietário da carga de vinhos apreendida em Lajeado.
A Polícia Federal estima que os investigados realizavam cerca de dez viagens mensais para a Argentina, com a entrada e o transporte de mais de 72 mil garrafas de bebidas estrangeiras em 2022 e R$ 3 milhões em impostos federais não recolhidos somente neste ano.
Operação Reino Proibido
Durante a investigação, a Polícia Federal apurou que um dos investigados, ao dizer a seus amigos sobre suas viagens e valores obtidos com seus negócios ilícitos, dizia que tinha a pretensão de se tornar o "Rei dos Vinhos".
Notícias relacionadas
Bombeiros Voluntários atendem 34 ocorrências em janeiro e anunciam campanha
Objetivo é angariar recursos para a compra de equipamentos, manutenção operacional e melhorias na frota
Colisão entre moto e ônibus mata venâncio-airense em Florianópolis
Vítima, que morava na capital de Santa Catarina, será sepultada em Venâncio Aires
Polícia Civil identifica homem que incendiou contêineres de lixo em Rio Pardo
Caso gerou tensão há pouco mais de uma semana, quando três estruturas foram queimadas na região central
Bandido comete assalto à mão armada em empresa de Santa Cruz
Durante o roubo, ladrão afirmava saber que havia dinheiro guardado em estabelecimento especializado em terraplanagem