Em contrapartida, furtos de veículo e abigeato dispararam
A Brigada Militar de Santa Cruz do Sul divulgou no final da tarde desta sexta-feira (26) os dados criminais do quadrimestre de 2017. A análise foi feita através da pesquisa ao sistema consultas integradas, onde há o banco de dados dos registros de ocorrências do Estado.
Na comparação com o mesmo período de 2016, janeiro a abril, os crimes de homicídio e latrocínio registraram queda de 40% na cidade. Foram 18 em 2016, e 11 em 2017. Segundo a BM, a queda deste tipo criminal se deve ao fato das recorrentes ações de polícia ostensiva. Dentro do planejamento estratégico do Batalhão, são realizadas as operações, de acordo com a sazonalidade dos crimes.
A Operação Avante é vista como um dos fatores fundamentais para a diminuição destes indicadores de criminalidade. Assim como o homicídio, o roubo de veículo registrou queda de 35%, passando de 23, em 2016, para 15, em 2017. O roubo a estabelecimento comercial registrou queda de 9%,passando de 35, em 2016, para 32, em 2017.
Aumento no furto de veículo
Ainda conforme os dados, o furto de veículo teve um pequeno aumento em relação a 2016, 8%. Apesar disso, dos 171 veículos furtados de janeiro a abril, em 2016+ foram 158, apenas 5 ainda não foram localizados e restituídos aos proprietários.
Também chama a atenção da Brigada Militar o aumento do furto abigeato, em 30%, o que já vem sendo trabalhado com o Setor de Inteligência e as Patrulhas Comunitárias do Interior, que estão fazendo operações constantes para diminuir tais índices.
Notícias relacionadas
Corpo de Bombeiros atende incêndio em residência de Venâncio Aires
O sinistro iniciou por volta das 19h, no Loteamento Scienza
Duas pessoas ficam feridas em acidente no trevo de Venâncio Aires
Em um dos veículos havia uma bebê de seis meses
Carro capota na ERS-400 em Candelária
Acidente envolveu um Fiat Palio, emplacado em Sobradinho
Acidente no bairro Arroio Grande deixa três feridos neste Natal
Com a colisão, o Corsa invadiu a calçada, bateu na grade de uma casa e tombou, ficando de lado. Os bombeiros precisaram remover os ocupantes