Itens foram recuperados durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal no mês passado na BR-290
Peças roubadas de cemitérios de Santa Cruz do Sul estão prestes a retornar ao seu local de origem. Representantes do Cemitério Evangélico de Alto Linha Santa Cruz foram até Eldorado do Sul, na tarde dessa quarta-feira (9), para buscar os materiais.
A entidade identificou cerca de 40 itens pertencentes a túmulos sob sua responsabilidade entre os 250 recuperados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã do dia 27 de outubro, na BR-290, nas imediações de Eldorado do Sul. Quatro pessoas foram autuadas em flagrante por furto.
O presidente do Cemitério Evangélico, Ingo Egomar Rode, relata que notaram a ausência das peças ao prepararem o local para o Dia de Finados. Ele destaca o transtorno que a situação causou às famílias atingidas. "Para as pessoas de mais idade, isso é algo inconcebível. Mexe com algo sagrado, é como uma agressão ao ente falecido", avalia.
Para o tesoureiro do Cemitério Evangélico e presidente da Paróquia Evangélica de Monte Alverne, Rogério Harz, a recuperação dos itens tem uma grande importância para a comunidade. "Mais que o valor material e sentimental, existem as lembranças atreladas a esses símbolos", comentou.
A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) cedeu um veículo para a retirada das peças na Delegacia de Polícia Civil em Eldorado do Sul. Harz agradeceu o apoio da prefeita Helena Hermany, do líder do Governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, e do presidente da Amorlisc, Ricardo Bringmann, para que o transporte fosse possibilitado.
Depois de restituir as peças de seus associados, o Cemitério Evangélico deverá entrar em contato com outras entidades da região para que verifiquem se têm itens entre os recuperados.
Notícias relacionadas
Em comparação com 2024, RS termina primeiro mês do ano com queda nos índices de criminalidade
Latrocínios caíram pela metade e crimes como roubo a pedestre e de veículos também diminuíram
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Santa Vitória
Ação da Brigada Militar aconteceu nesta quinta-feira
Morto em incêndio na Pasc, Vida Loca foi mandante de homicídio em Vera Cruz
Em entrevista à Arauto News, delegada Lisandra revelou detalhes de investigação que tramitou em sigilo por mais de dois anos
Brigada Militar de Venâncio Aires tem novo comandante
Tenente Velten se reuniu com prefeito Jarbas da Rosa e secretário Luciano Teixeira