Polícia

Peças furtadas de cemitério de Santa Cruz serão devolvidas

Publicado em: 10 de novembro de 2022 às 06:40 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:44
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz do Sul
  • Foto: Divulgação / PRF
    compartilhe essa matéria

    Itens foram recuperados durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal no mês passado na BR-290

    Peças roubadas de cemitérios de Santa Cruz do Sul estão prestes a retornar ao seu local de origem. Representantes do Cemitério Evangélico de Alto Linha Santa Cruz foram até Eldorado do Sul, na tarde dessa quarta-feira (9), para buscar os materiais.

    A entidade identificou cerca de 40 itens pertencentes a túmulos sob sua responsabilidade entre os 250 recuperados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã do dia 27 de outubro, na BR-290, nas imediações de Eldorado do Sul. Quatro pessoas foram autuadas em flagrante por furto.

    O presidente do Cemitério Evangélico, Ingo Egomar Rode, relata que notaram a ausência das peças ao prepararem o local para o Dia de Finados. Ele destaca o transtorno que a situação causou às famílias atingidas. "Para as pessoas de mais idade, isso é algo inconcebível. Mexe com algo sagrado, é como uma agressão ao ente falecido", avalia.

    Para o tesoureiro do Cemitério Evangélico e presidente da Paróquia Evangélica de Monte Alverne, Rogério Harz, a recuperação dos itens tem uma grande importância para a comunidade. "Mais que o valor material e sentimental, existem as lembranças atreladas a esses símbolos", comentou.

    A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) cedeu um veículo para a retirada das peças na Delegacia de Polícia Civil em Eldorado do Sul. Harz agradeceu o apoio da prefeita Helena Hermany, do líder do Governo na Câmara, vereador Henrique Hermany, e do presidente da Amorlisc, Ricardo Bringmann, para que o transporte fosse possibilitado.

    Depois de restituir as peças de seus associados, o Cemitério Evangélico deverá entrar em contato com outras entidades da região para que verifiquem se têm itens entre os recuperados.