Geral e Cobertura Especial

Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz registram manhã tranquila de votação

Publicado em: 30 de outubro de 2022 às 11:46 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:21
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Taliana Hickmann/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Eleitores relataram problemas com biometria e formação de filas, mas menores do que no primeiro turno

    Eleitores que decidiram votar na manhã deste domingo (30), em Santa Cruz do Sul, encontraram seções eleitorais mais tranquilas e rápidas. A biometria, que gerou demora no primeiro turno das eleições 2022, funcionou em boa parte dos colégios eleitorais.

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), um dos maiores colégios eleitorais da cidade, os mesários comentaram sobre a grande movimentação dos jovens. Segundo eles, os eleitores mais jovens costumavam votar em outros horários e não tão cedo na manhã de domingo, como ocorreu desta vez.

    Ainda no município, a Escola Polivalente, teve uma votação tranquila nas primeiras horas da manhã. "Tudo tranquilo no Polivalente, votação seguindo rapidamente, sem problemas com seções, urnas, filas tranquilas", destaca a administradora de prédio, Veridiana Lilian Oldenburg.

    No município de Vera Cruz, a movimentação dos eleitores começou cedo, antes mesmo do início do pleito. Na Escola Vera Cruz, maior colégio eleitoral, população enfrentou algumas filas. Mas o tempo de espera foi menor que no primeiro turno.

    Em Venâncio Aires, a biometria segue gerando reclamações por parte dos eleitores. Nos colégios eleitorais do Bairro Gressler, na Comunidade Santa Rita de Cássia e na Escola Zilda de Brito, o maior de Venâncio, população destaca que a biometria segue sem ser reconhecida e é preciso esperar as quatro tentativas, conforme recomendação da Justiça Eleitoral. Por causa disso, houve, também, muitas filas. 

    Nas três cidades, conforme os Cartórios Eleitorais, não houve registro de ocorrência ou problemas com urnas.