Polícia

Em expansão, cercamento eletrônico de Santa Cruz já conta mais de 90 câmeras

Publicado em: 25 de outubro de 2022 às 10:33 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:13
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Ricardo Gais/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Imagens capturadas vão automaticamente para o Centro Integrado de Comando e Controle

    Visando tornar Santa Cruz do Sul ainda mais segura, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana dá andamento ao trabalho de instalação do cercamento eletrônico. Atualmente são 94 equipamentos em funcionamento, sendo cinco em postos de saúde, 47 em escolas municipais – que também monitoram as ruas – e mais 50 que foram ou serão substituídas em pontos estratégicos da cidade.

    Todas as imagens capturadas vão automaticamente para o Centro Integrado de Comando e Controle, além de algumas câmeras contarem com software de última geração capazes de fazer, na hora, o reconhecimento facial da pessoa e ver se há alguma situação pendente. “Você não vê o guarda, mas, se algo acontecer, as forças de segurança logo vão estar presentes para atender o cidadão. Ele não está do seu lado, mas está te assistindo”, disse o secretário da pasta, Valmir José dos Reis.

    A sala de videomonitoramento fica junto ao prédio da Secretaria, onde acontece o monitoramento das imagens por um responsável. “Os equipamentos registram irregularidades e tudo isso aparece nas telas. Caso aconteça uma situação, os órgãos competentes são acionados no exato momento”, elencou Reis.