Ao total, 35 equipamentos serão submetidos a testes de integridade e de autenticidade
Em cerimônia pública realizada na manhã deste sábado (1), em Porto Alegre, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) sorteou os números das zonas e das seções eleitorais que fornecerão urnas para os testes de integridade e de autenticidade na eleição. Em Rio Pardo, a seção 53 da zona 38 vai receber o teste. Ao todo, 69 eleitores votam no local.
O teste de integridade será realizado neste domingo (2), no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital, no mesmo horário da votação oficial. O objetivo é verificar a segurança na captação e na contabilização dos votos. O TRE trabalha agora para buscar as urnas sorteadas em diversas cidades no interior do Estado e leva-las para Porto Alegre. Outras urnas estarão disponíveis para substituir as unidades sorteadas e recolhidas.
Já o teste de autenticidade ocorrerá também no domingo, nos próprios locais de votação, antes da abertura para a entrada dos eleitores e vai verificar as assinaturas e os resumos digitais dos programas instalados nas urnas.
No total, 35 urnas eletrônicas passarão pelas duas testagens: são 27 urnas para o teste de integridade e oito urnas para o teste de autenticidade.
Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os tribunais regionais do país promovem auditorias nas urnas desde 2002.
Notícias relacionadas
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates
Após reclamações sobre calor durante Enart, vereador propõe estudo para climatização do Arnão
Indicação é de Serginho Moraes, do Partido Liberal
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades