Alunos do 6º e 7º anos da Escola Bom Jesus participam da atividade
Quando completou 5 anos, Maquieli Titana dos Santos ganhou um abajur de presente. Em tons de rosa e em formato de guarda-chuva, o objeto serviu para que sua mãe, Tânia, pudesse ler histórias para ela antes de dormir.
Hoje, aos 14 anos, e aluna do 7º ano da Escola Municipal Bom Jesus, parte das lembranças sobre a infância vieram à tona. Ao participar do projeto Plantando o Futuro, duas coisas a menina aprendeu nas últimas semanas: cultivar hortaliças em um espaço nos fundos da escola e confeccionar seu próprio abajur. “Trouxe de casa uma lata, pintei, instalei a tomada. Agora está pronto para colocar no meu quarto”, comemora.
Do lado de fora da sala de aula, quem aguarda ansiosa para falar sobre outra iniciativa, o cultivo de hortaliças, é a estudante Alana da Silva Lopes, 12 anos. “Vamos logo, senão vai chover”, apressa a menina. Já na lateral do canteiro, ela explica ligeiramente como foi o processo de implantação do espaço onde agora já tem mudas de beterraba, salsa e alface. “Aqui temos seis canteiros. E cada turma está cuidando do seu. Regamos todos os dias e os legumes serão depois aproveitados na cozinha”, relata.
Plantando o Futuro
Além da turma de Alana e Maquieli, outras cinco turmas, do 6º e 7º anos da Escola Bom Jesus, participam do projeto Plantando o Futuro, realizado por profissionais da área ambiental da Unisc desde o início do ano letivo. De acordo com a educadora Fabíola Moreira, o objetivo é realizar ações para despertar a educação ambiental de forma sustentável, reutilizando os resíduos produzidos por todos. “Primeiramente fizemos um trabalho de sensibilização. E agora, na prática, eles percebem que muitos dos materiais que iriam para o lixo podem ser reaproveitados”, explica.
Segundo a diretora da instituição, Adelaide Augusta Scheibler, o projeto está fazendo a diferença na vida dos alunos. “Não tínhamos horta na escola. Agora, além de eles cuidarem das verduras e legumes e aproveitar para a refeição do dia a dia, aprenderam que podem reutilizar o que jogariam fora, como é o caso dos materiais que usaram para fazer abajures”, relata.
A escola Bom Jesus foi contemplada pelo Plantando o Futuro por ter se classificado em primeiro lugar no projeto Mestre Cuca, no ano passado.
Notícias relacionadas
Roxinhas realizam festa de Natal solidária no Bairro Faxinal Menino Deus
Evento foi realizado na sede da Associação e presenteou 80 crianças da comunidade
Paulinho Dill será transferido para hospital de Passo Fundo
Ele sofreu um grave acidente de trânsito no dia 11 de novembro na ERS-307, em Santa Rosa
Estado investirá R$ 7,9 milhões em poços e redes de abastecimento de água
Governador Eduardo Leite anunciou que já foram assinados convênios com 70 municípios
Hospital incentiva comunidade a escrever mensagem de Natal aos internados
Pelas redes sociais ou cartas entregues diretamente na instituição, as pessoas podem deixar um recado de otimismo a quem está acamado