Palominio, 31 anos, é natural de Tramandaí, e assumiu o posto na última sexta-feira
A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz conta com um novo delegado. Natural de Tramandaí, Róbinson Orlando Freitas Palominio, 31 anos, assumiu a DPPA na última sexta-feira (9). Embora tenha se formado como delegado em 2021, a paixão pela profissão já existe há muito mais tempo.
A trajetória do delegado Palominio sempre foi marcada por muito trabalho, estudo e dedicação, tanto que aos 13 anos já começou a trabalhar. Iniciou no mercado de trabalho entregando panfletos em um dos semáforos de Tramandaí. Logo mais, quando fez 14 anos, começou a trabalhar em uma padaria como auxiliar de padeiro, profissão que exerceu até os 18 anos.
Em meio ao trabalho como auxiliar de padeiro, optou, também, aos 17 anos, por ser instrutor de informática. Foi no ano de 2010 que o Direito entrou na vida do delegado, quando começou a faculdade. De lá para cá também exerceu a profissão de auxiliar de açougueiro quando, muitas vezes, precisou trabalhar aos domingos.
Apaixonado pelo Direito, em 2013 passou a ser estagiário do Ministério Público. Sempre muito dedicado e com vontade de aprender, em 2014 passou no primeiro concurso público, assumindo como oficial de escrevente no Fórum de Tramandaí, profissão que atualmente recebe o nome de técnico do Judiciário. O cargo foi exercido por ele até 2021.
Trajetória
Foi no ano passado, em 2021, que Palominio realizou um dos maiores sonhos da vida: tornar-se delegado de Polícia Civil, após passar no concurso em 2018. "A faculdade eu cursei em Osório, de 2010 até fevereiro de 2016. Eu sempre tive muita admiração pela Polícia Civil. Durante a faculdade e o trabalho no Fórum essa admiração cresceu mais, porque eu recebia os inquéritos e analisava os pedidos de prisões", comenta.
Após a formação como delegado, ele assumiu inicialmente a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Uruguaiana. "Quando eu vi que abriu vaga em Santa Cruz, eu não pensei duas vezes. A Delegacia de Pronto Atendimento que é a que eu estou hoje é a porta de entrada das pessoas e atende o público de uma forma em geral. A DPPA, nesses casos, é a primeira que atua. Depois ela distribui para as outras delegacias que vão ser responsáveis pela investigação", explica.
Mesmo que atualmente tenha realizado o grande sonho de ser delegado, ele não nega que a rotina de quem estuda para concurso público é muito puxada, sendo ainda mais desafiadora para quem também trabalha: "Mas vamos colocando um tijolinho de cada vez e uma hora a construção fica pronta". Feliz por estar atuando em Santa Cruz, o delegado não tem planos de sair tão cedo da cidade.
Notícias relacionadas
![Motorista envolvido em acidente com cinco feridos na BR-471 é preso por embriaguez](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/br471-acidente--1200x818.jpeg)
Motorista envolvido em acidente com cinco feridos na BR-471 é preso por embriaguez
Três automóveis se envolveram no sinistro; trânsito chegou a ficar bloqueado
![Viatura dos Bombeiros se envolve em acidente no Centro de Santa Cruz](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/q6M2DG3s-acidente-scs.jpeg)
Viatura dos Bombeiros se envolve em acidente no Centro de Santa Cruz
Guarnição se deslocava para atendimento na BR-471 quando colidiu com uma motocicleta
![Mulher com mandado de prisão em aberto é presa seminua em Candelária](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/bm-viatura.jpg)
Mulher com mandado de prisão em aberto é presa seminua em Candelária
Condenada a sete anos, ela cumpria detenção domiciliar, mas violou zona de monitoramento e tornou-se foragida
![Procurado por descumprir medida protetiva é localizado em Pantano Grande](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/viatura-bm.jpeg)
Procurado por descumprir medida protetiva é localizado em Pantano Grande
Homem tinha mandado judicial em aberto e foi preso na madrugada deste sábado pela BM