Geral

ESF de Vila Progresso será ampliada e ganhará sala de grupos

Publicado em: 15 de agosto de 2022 às 17:50 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 08:31
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: divulgação
    compartilhe essa matéria

    Investimento será possível através de recursos do programa Rede Bem Cuidar RS

    A ESF de Vila Progresso, em Vera Cruz, vai contar ainda neste ano com um sala de grupos, ofertando um ambiente mais acolhedor e com estrutura mais moderna para as atividades realizadas pela equipe de profissionais e que envolvem a comunidade. A ampliação da unidade de saúde – em custo de R$ 142.442,03 – será possível com recursos repassados através do programa Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS), que integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS), do Governo do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Além disso, o montante de R$ 48.498,35 será destinado para reformas no prédio já existente.

    Na última sexta-feira, dia 12, foi assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação, a N.Felten, de Venâncio Aires. Estiveram presentes, além do prefeito Gilson Becker, o representante da empresa Neri Felten, a secretária de Saúde, Clair Tornquist, a representante do Setor de Projetos da pasta, Samia Nassere, e a responsável pela elaboração do projeto enviado ao Estado, a engenheira Bruna Noronha. 

      Cada município, explica Clair, pôde inscrever uma unidade de saúde no programa, estando aptas, conforme critérios estabelecidos pelo Estado, as  ESFs de Vila Progresso e do bairro Arco-Íris. “Como na ESF Arco-Íris já é executado o programa Saúde na Hora, que demanda muita atenção, optou-se por Vila Progresso”, esclarece. 
    A enfermeira responsável pela ESF da localidade, Janaína Cristina Luttjohann da Cunha, frisa que a sala de grupos contará com uma cozinha industrial, possibilitando o retorno das oficinas culinárias ofertadas à comunidade, desta vez, de forma centralizada junto à unidade. “Até então essa atividade vinha sendo feita em outros espaços, mas agora ganhará um ambiente novinho, que também vai ser usado por outros profissionais, a exemplo do educador físico”, explica Janaína.