Prefeitura afirma que teria um custo financeiro e social incompatíveis com a proposta
A situação de um imóvel de Santa Cruz do Sul tem gerado polêmica nas redes sociais. Em uma publicação feita, o técnico de Trânsito Michel Costa defende que a área, que passa pelo processo de desafetação, pode facilitar o fluxo de veículos em um dos gargalos do município – o entroncamento das ruas Joaquim Murtinho e Marechal Deodoro, conhecido como rotatória da Padaria Pritsch.
É proposto o prolongamento da Rua Thomas Flores. Para Michel Costa, a obra possibilitaria a ligação da Thomas Flores com as ruas Joaquim Murtinho e Pernambuco. “A gente já vinha discutindo com a antiga equipe. A ideia seria propor uma alternativa para deslocamento das pessoas que moram e trabalham na área sudeste e sul. Iria melhorar a fluidez e a segurança”, falou.
O projeto, encaminhado à Câmara de Vereadores, é uma manifestação do Poder Público afirmando que bem não está sendo usado para qualquer finalidade pública. Na justificativa, a Prefeitura alega que houve estudos anteriores das Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Segurança e Mobilidade Urbana. "O referido prolongamento/alargamento da via pública não está no planejamento para o Município", diz um trecho.
Em nota, a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Sepor) informou que o imóvel em questão não pertence à Prefeitura. A legislação municipal vigente em 2008, época da abertura da matrícula do imóvel, previa o prolongamento, o que ocasionou a afetação da área mencionada. Entretanto, ainda seria necessário pagar indenização ao proprietário pelo uso da área.
A lei que criou o Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana, de 2020, por sua vez, não previu mais o prolongamento da Thomaz Flores. “Avaliou-se que, dado o grau de ocupação da região no entorno do terreno, com residências e condomínios, áreas que também necessitariam ser desapropriadas para a intervenção, a solução teria um custo financeiro e social incompatíveis com a proposta inicial”, segue a nota.
Notícias relacionadas
Pavimentação de cinco ruas avança em Santa Clara do Sul
Obras de infraestrutura urbana estão sendo realizadas no Centro da cidade
Unisc divulga listão dos aprovados em Medicina no Vestibular de Verão 2025
São convocados os primeiros 200 candidatos classificados para comparecerem, na próxima segunda-feira, no anfiteatro do bloco 18
“É muito mais fácil ignorar a deficiência do que tentar compreender”, aponta pesquisadora em inclusão
Lisandra Metz falou sobre a criação do Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência em Santa Cruz
Começa o atendimento em dermatologia no Hospital Monte Alverne
A cada mês são disponibilizados 240 atendimentos, destinados a crianças e adultos