Política

Audiência pública vai debater uso de veículos de tração animal em Santa Cruz

Publicado em: 11 de julho de 2022 às 13:26 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 22:08
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Encontro será realizado nesta terça-feira na Câmara de Vereadores

    Uma audiência pública aberta à comunidade irá tratar sobre o projeto de lei que dispõe sobre a proibição da circulação e condução de Veículos de Tração Animal: charretes e carroças. O projeto é de autoria dos vereadores Serginho Moraes (PTB) e Bruna Molz (Republicanos) e o encontro será realizado nesta terça-feira (12), às 19h, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. 

    De acordo com Moraes, a proposição da vereadora Bruna Molz de proibir veículos de tração animal nos bairros de Santa Cruz não leva em consideração as pessoas que utilizam charretes de passeio, catadores que fazem uso das carroças, além de outras pessoas que utilizam os veículos como ferramenta para obter renda. O objetivo da audiência, conforme ele, é tentar achar um meio termo para que algumas pessoas possam continuar trabalhando com os veículos de tração animal, mas de forma responsável.

    A proposta é de que o trabalho seja legalizado – e não proibido – para que seja possível identificar as condições de saúde do animal e verificar se ele pode ser usado para o trabalho: "De forma alguma nós somos favoráveis aos maus-tratos aos animais, porém tem muita gente que cuida bem do animal. Essas pessoas não podem pagar por aqueles que maltratam. Essa proteção tem que ser em cima de quem maltrata e não de quem cuida".