No sábado pela manhã, moradores já puderam acompanhar trabalhadores fazendo a análise do solo da estrada
Após quase 30 anos, finalmente os moradores de Linha Henrique D’Ávila, no interior de Vera Cruz, têm a certeza que a tão esperada obra de pavimentação da VRS-847, que liga Vera Cruz até a localidade de Albardão, em Rio Pardo, sairá do papel. Na noite da última sexta-feira, 1º de julho, no ginásio do Juventude, com cerca de 400 pessoas presentes, ocorreu o ato de assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, a César Luis Stumm Ltda., de Santa Cruz do Sul.
Contemplado pelo programa Pavimenta, do governo gaúcho, Vera Cruz garantiu o repasse de R$ 2 milhões do Estado e tem contrapartida de R$ 2,3 milhões do Município, tanto do Executivo quanto do Legislativo. Dessa contrapartida foi confirmada emenda do deputado Marcelo Moraes, no valor de R$ 1,5 milhão. Além disso, para que seja possível pavimentar um trecho maior, além da Igreja São José, foram garantidas outras três emendas parlamentares: uma de R$ 200 mil do deputado Heitor Schuch, R$ 100 mil do deputado Pompeo de Mattos e R$ 250 mil da deputada Liziane Bayer.
O prefeito Gilson Becker afirmou que, no sábado, já seriam dados os primeiros passos na obra, o que se confirmou. Segundo ele, o momento é histórico e de grande satisfação para a comunidade de Vera Cruz. “Estamos muito felizes por estarmos concretizando a realização dessa obra iniciada há 29 anos. Foi uma busca de muitas mãos, feita por muitos gestores. É uma grande satisfação levar essa melhoria para os moradores de Linha Henrique D’Ávila e para todos que fazem uso daquela estrada. Os recursos estão todos garantidos, portanto, não há mais risco dessa obra não acontecer”, afirmou.
Longa espera
Durante o ato da assinatura do contrato, o aposentado Valmir Oliveira Ramos, de 73 anos, e que morou a vida inteira na localidade, demorou a acreditar que finalmente a obra sairia. “Acho que agora sai do papel, né? A comunidade sempre cobrava isso de todas as gestões, pedindo que dessem atenção a essa estrada. É um trecho movimentado, e vai melhorar muito a vida das pessoas. É comum nós vermos os carros precisando de manutenção a todo momento por causa das condições da estrada, sem contar que na chuva gera muito barro e com tempo bom levanta muita poeira”, explica o morador.
Início das obras
No sábado pela manhã, os moradores já puderam visualizar os primeiros passos da obra. No local, havia veículos auxiliando na análise do solo. Através de um equipamento chamado viga Benkelman, os trabalhadores puderam realizar medidas de deflexão do pavimento, ou seja, o quanto a estrutura do piso fica comprometida com a pressão exercida sobre a via. Durante a semana, uma equipe fará a análise topográfica do trecho, para que sejam definidas todas as características da superfície do terreno a ser pavimentado.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Diego Halmenschlager, que acompanhava o primeiro passo do processo, a perspectiva é otimista quanto ao tempo de conclusão. “Em uma obra, há uma série de fatores que não podemos prever, como a condição climática. Além do mais, como o trecho é bastante movimentado, não podemos trazer muitas máquinas, pois isso acabaria bloqueando a via. O que a gente já pode perceber é que as condições da estrada são favoráveis e deve facilitar o trabalho das equipes. Estamos otimistas quanto ao prazo de finalização”, analisa o secretário.
A Prefeitura irá preparar a base da cancha para o recebimento de bloquetes, como é conhecido o piso intertravado de concreto para pavimentar 3,2 quilômetros. A confirmação de que a estrada de Linha Henrique D’Ávila havia sido habilitada no programa aconteceu em 8 de dezembro do ano passado.
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