Política

Audiência Pública debate questões alusivas ao Dia do Orgulho LGBTQIA

Publicado em: 24 de junho de 2022 às 18:18 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 21:05
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Agência Brasil
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou na noite dessa quinta-feira (23) a 2ª Reunião de Audiência Pública alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A reunião organizada pela vereadora Nicole Weber (PTB), iniciou às 18h30min, no Plenário e reuniu em torno de 40 participantes, tendo quase três horas de duração. O objetivo do encontro foi debater a importância da conscientização sobre a LGBTQIA+fobia e medidas que ainda são necessárias para garantir a segurança desta comunidade.

    "Agradecemos a presença dos nossos convidados para compor a mesa e do público, que trouxeram relatos pessoais, dados e informações extremamente relevantes sobre o tema. Cada fala nos traz novas reflexões e nos aproxima. A luta pelo respeito e pela igualdade é de todos nós", declarou a vereadora. Durante sua fala de abertura, Nicole enfatizou que apesar de ser uma mulher hétero e cisgênero, desde sua candidatura escolheu defender aquilo em que acredita. "Eu acredito no amor, de todas as formas. Eu repudio que algo como esse nosso encontro aqui possa incomodar alguém, mas incomoda. É só a gente ver os portais."

    Além de Nicole Weber, também estiveram presentes os vereadores Alberto Heck (PT), Bruna Molz (Republicanos) e Henrique Hermany (PP). Compondo a mesa de debate, participaram a coordenadora do Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher e da Casa de Passagem, Janaína Freitas, a coordenadora do Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTQIA (Ambitrans) da Unisc, Mariluza Bender, o ativista Valentim Ourives de Vargas, o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Bello e a 
    diretora de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Priscila Froemming. Também o presidente do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), Ruben Quintana, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Iara Bonfanti e os advogados Gabriela Pires e Carlos Juruena Grawunder, da Comissão de Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).