Política

Vereadora quer reduzir prazo para fim do uso de animais em veículos de tração em Santa Cruz

Publicado em: 31 de maio de 2022 às 15:11 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 20:15
  • Por
    Milena Luiza Hanzen Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Jacson Stulp/Câmara de Vereadores
    compartilhe essa matéria

    Alteração na lei de três anos para seis meses foi protocolada na Câmara

    A vereadora Bruna Molz (Republicanos) ingressou com um projeto de lei na Câmara que altera de três anos para seis meses, o prazo para o fim dos veículos de tração animal em Santa Cruz do Sul. A matéria é subscrita por Gerson Trevisan (PSBD). A legislação vigente já proíbe a prática na área central, mas permite o transporte nos bairros até 2025. Contudo, se aprovada, o município no prazo de 180 dias – a contar da publicação da lei – não poderá mais fazer uso de animais para puxar veículos de tração.

    Conforme Bruna, o objetivo do projeto é "acabar com exploração de animais na cidade" e o "trabalho forçado de cavalos vítimas das carroças" que, em maioria, são "humilhados e agredidos sem o mínimo de dignidade".  Ainda, na justificativa, a vereadora cita o caso do cavalo Cascão – que dá o nome a Lei – encontrado caído em uma poça de barro na última sexta-feira (27) às margens da BR-471, próximo ao Bairro Santuário. O animal chegou a ser resgatado, mas acabou falecendo na segunda-feira (30).

    Ainda, segundo a vereadora, o intuito agora é sugerir outros meios para que as pessoas possam seguir realizando esse tipo de trabalho. Um deles é o projeto "Bikeco" em Canoas, onde Bruna cumpre agenda nesta terça-feira (1º). "O município tem um projeto em que a prefeitura deu bicicletas bem equipadas em troca dos cavalos e das carroças. Minha ideia é conhecer a proposta, os valores e apresentar para a prefeita aqui, para termos uma alternativa nesses seis meses. Os animais não podem mais esperar", destaca.