No ano passado, Conselho Tutelar havia recebido três denúncias, um número inferior aos sete casos já registrados em 2022
Um problema histórico em Vale do Sol, as denúncias de violência sexual infantil voltaram a crescer no município. Conforme levantamento obtido junto ao Conselho Tutelar Municipal, somente em 2022, já foram notificados ao órgão sete casos. No ano anterior, foram três casos registrados.
Conforme a integrante do Conselho Tutelar de Vale do Sol, Patrícia Adriana da Silveira, a maioria dos casos chegam até o órgão através de denúncias anônimas. “Os números de 2022 representam a realidade que estava escondida dentro das casas durante a pandemia, já que grande parte dos casos é cometido por pessoas próximas ou até mesmo familiares das vítimas. Temos nas escolas grandes aliados, pois é ali que às vezes as vítimas encontram uma pessoa de confiança para contar o que está passando”, destaca.
Após a denúncia, o caso é encaminhado para outros órgãos competentes, que então aplica as medidas de proteção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.Das sete denúncias ocorridas neste ano, cinco já foram comprovadas.
Para Patrícia, é essencial que as vítimas façam as denúncias ou procurem ajuda. “A denúncia da vítima é fundamental para resolver a situação, mas nem sempre o óbvio parece ser o certo, pois elas até se sentem culpadas por isso ter acontecido, o abuso causa sentimentos estranhos e o abusador tem várias artimanhas para que a vítima não se encoraja a buscar ajuda”, salienta. A Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público e a rede municipal de educação são parceiras e podem receber denúncias sobre casos de violência infantil.
2º Encontro Municipal
Na última terça-feira, dia 17, no Ginásio da Comunidade Católica São José, no Centro, ocorreu o 2º Encontro Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Vale do Sol. A programação contou com palestra de reflexão sobre o tema do encontro ministrada pelo professor Dr. André Viana Custódio. O evento encerrou com a apresentação do grupo de dança Os Tangarás, da Escola Rohlfes. O encontro, promovido pelo Conselho Tutelar e COMDICA de Vale do Sol, visou mobilizar e conscientizar a população sobre a importância das denúncias e a prevenção.
Notícias relacionadas
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
“Vocês vão ver um jogo pesado contra Corsan”, diz Sérgio Moraes sobre qualidade da água em Santa Cruz
Prefeito eleito comentou os problemas que estão sendo observados no município
Comitiva gaúcha marca presença em feira internacional de cadeias de suprimentos na China
Objetivo da visita é observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha
PEC que proíbe aborto legal pode ser votada nesta terça na Câmara
O caráter polêmico da proposta tem acirrado os debates