Política

Projeto que garante mais proteção a mulheres em bares e restaurante vai ganhar mais espaço em Santa Cruz

Publicado em: 29 de abril de 2022 às 09:36 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 19:18
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação / Pixabay
    compartilhe essa matéria

    Expectativa é de que lei comece a ser aplicada no segundo semestre deste ano nos estabelecimentos parceiros

    Uma reunião na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com a Associação dos Bares, Restaurantes e Similares está agendada para ocorrer no dia 11 de maio para debater estratégias para aplicação da Lei Encontro Seguro, proposta sancionada pela Prefeitura de Santa Cruz após iniciativa na Câmara da vereadora Nicole Weber (PTB).

    O projeto visa que bares, restaurantes e casas noturnas de Santa Cruz auxiliem clientes em situação de risco. Conforme o projeto, estes estabelecimentos deverão anexar um cartaz nos banheiros femininos informando as mulheres de que elas podem procurar os funcionários e administradores, emitindo um código (estará no cartaz) de forma discreta, caso estejam em um encontro e se sintam em situação de perigo. O Dom Restaurante, em Santa Cruz, já adota a iniciativa.

    Uma reunião sobre o tema ocorreu na quinta-feira (28) com a vereadora e o Conselho da Mulher. Conforme a presidente do Conselho, Iara Bonfante, a lei será de extrema importância e será mais uma ferramenta para a segurança da mulher. “Os estabelecimentos que aderirem à lei só irão ganhar com isso, pois além de estarem protegendo as mulheres, estes estabelecimentos serão divulgados pelo projeto”, disse.

    A parlamentar disse estar feliz em participar dessa movimentação e que agora Executivo, Legislativo e sociedade civil – Conselho da Mulher – estão trabalhando juntos para que a mulher santa-cruzense esteja e sinta-se ainda mais segura. “Esperamos que até o segundo semestre deste ano os estabelecimentos parceiros da mulher já estejam com seus cartazes atrás de seus banheiros”, disse Nicole.

    Relembre: Aprovado projeto para auxiliar mulheres em situação de risco em bares e restaurantes de Santa Cruz