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Rede pública de saúde de Venâncio Aires registra aumento de 45% nos atendimentos

Publicado em: 12 de abril de 2022 às 07:17 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 18:56
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Bruna Oliveira/Portal Arauto
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    Secretaria de Saúde acredita que o crescimento esteja ligado a demandas reprimidas e à ampliação na oferta de serviços

    A rede pública de saúde de Venâncio Aires registrou um aumento 45% no número de atendimentos realizados neste ano. Conforme relatório da Secretaria de Saúde, de 1º de janeiro a 8 de abril, foram 63.545 consultas. Já no mesmo período de 2021 foram contabilizadas 43.541.

    Os dados são dos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, o aumento é consequência de demandas reprimidas na pandemia e da ampliação na oferta de serviços.

    “Reformamos postos que estavam interditados e ampliamos outros. Aumentamos os valores dos repasses para o hospital e UPA. Temos consciência de que há muito a se fazer, nosso sistema de saúde estava descontruído, mas a gente está trabalhando, prova disso que a instalação do Centro de Especialidades Médicas na região central, com estruturas mais amplas para atender a comunidade. Essa mudança resultou também na disponibilidade de um posto de saúde, com clínico geral para os moradores dos bairros Cruzeiro e Brígida, onde funcionava o PAM”, avalia o prefeito.

    Desde essa segunda-feira (11), metade das consultas de cada unidade é disponibilizada por agendamento e outra metade de acordo com a necessidade do dia. Com isso, a intenção é manter um número de atendimento para os casos que precisam de urgência, evitando que o paciente precise ir à UPA ou ao Hospital São Sebastião Mártir.

     

    Relatórios de atendimento na rede básica de saúde:
    (nos períodos de 1º de janeiro a 8 de abril)

    • 2018 – 42.217 atendimentos
    • 2019 – 45.656 atendimentos
    • 2020 – 45.810 atendimentos
    • 2021 – 43.541 atendimentos
    • 2022 – 63.545 atendimentos