Região

Programação da Semana Farroupilha 2022 de Venâncio Aires começa a ser discutida

Publicado em: 08 de abril de 2022 às 07:13 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 18:52
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Beatriz Colombelli Assessoria de imprensa – ATVA
  • Foto: Beatriz Colombelli/Assessoria de imprensa – ATVA
    compartilhe essa matéria

    Neste ano, todas as entidades tradicionalistas venâncio-airenses estão convidadas a integrar os festejos

    O presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Eagro Müller, e o chefe do departamento de cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, se reuniram nesta quinta-feira (7) para debater sobre a programação dos festejos farroupilhas 2022.

    Durante reunião foram apresentadas ideias, que serão repassadas para as entidades tradicionalistas, bem como a confirmação de suas participações. Entre as sugestões expostas ontem, a possibilidade de um projeto para buscar recursos junto à Lei de Incentivo à Cultural para o evento. 

    Neste ano, todas as entidades tradicionalistas venâncio-airenses estão convidadas a integrar os festejos, independentemente, de filiação à ATVA ou ao Movimento Gaúcho. No entanto, os organizadores aguardam a confirmação dos grupos.

    Uma nova reunião será agendada nos próximos dias. Na oportunidade, será levada sugestão de nomes para o homenageado como Patrono da Semana Farroupilha/2022 de Venâncio Aires. Em âmbito estadual, a temática já foi anunciada pela comissão organizadora e Secretaria Estadual de Cultura do Estado. O cantor e compositor Adair de Freitas foi o nome escolhido e o tema será: Etnias do gaúcho – Rio Grande Terra de muitas Terras.

     

    ADAIR DE FREITAS

    Natural de São Gabriel, Adair (76) é cantor, compositor, gaiteiro e violinista. Com mais de 50 anos de carreira, é autor de músicas que se tornaram clássicos do cancioneiro regional, como “De Já Hoje”, “Meu Canto”, “Mocito”, “Previsão”, “Changueiro de Vida e Lida”, “Vento Xucro” e, mais recentemente, “Romance de um peão porteiro” – com a qual foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa, entre outros festivais. Tem 14 discos gravados, 1 DVD e cerca de 300 músicas em festivais, somando mais de 500 músicas desde o início de sua carreira.