Iniciativa terá como tema “Era uma vez... em Venâncio Aires”
A Comissão Cultural da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Serviço Social do Comércio (Sesc) lançou o Concurso Literário e de Desenhos. A iniciativa terá como tema “Era uma vez… em Venâncio Aires”.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 29 de abril, junto à Secretaria Municipal de Educação. No total, serão oito categorias envolvendo alunos de pré-escola, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e comunidade. Os resultados e a entrega das premiações ocorrerão no dia 11 de maio, durante a Fenachim.
Conforme uma das organizadoras do concurso, Fernanda Saldanha, a ideia ao propor o tema “Era uma vem…em Venâncio Aires” é contar com apresentações que retratem a história, cultura e memórias do município, inspirado em vivências, costumes, símbolos, pontos turísticos e patrimônios culturais.
VEJA OS CRITÉRIOS:
- 1 – DO CONCURSO
1.1 O Concurso Literário e de Desenho da 16ª Festa Nacional do Chimarrão – Fenachim é de caráter municipal, organizado e promovido pela Comissão Cultural da Fenachim, junto à Secretaria da Educação e em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio.
1.2 O concurso tem o propósito de fomentar a criação artística e produção textual nos cidadãos do município, visando a integração a partir da literatura, evidenciando a história, cultura e memórias do município de Venâncio Aires.
- 2 – TEMA
O Concurso Literário e de Desenho abordará a temática “ERA UMA VEZ… EM VENÂNCIO AIRES”, retratando a história, cultura e memórias do município de Venâncio Aires, inspirado em vivências, costumes, símbolos, pontos turísticos e patrimônios culturais.
- 3 – PARTICIPANTES
Podem participar do CONCURSO estudantes da rede escolar pública e particular de Venâncio Aires, bem como, professores(as) e comunidade em geral, através da produção de desenho ou poema inéditos, a partir do tema proposto acima, de acordo com a categoria em que se enquadrar.
- 4 – CATEGORIAS
O Concurso terá 08 (oito) categorias:
➢ Categoria Educação Infantil (pré-escola) e 1º Ano Ensino Fundamental – 1 desenho relacionado ao tema do Concurso;
➢ Categoria 2º e 3º Anos Ensino Fundamental – 1 desenho relacionado ao tema do Concurso;
➢ Categoria 4º e 5º Anos Ensino Fundamental – 1 poema relacionado ao tema do Concurso;
➢ Categoria 6º e 7º Anos Ensino Fundamental – 1 poema relacionado ao tema do Concurso;
➢ Categoria 8º e 9º Anos Ensino Fundamental – 1 poema relacionado ao tema do Concurso;
➢ Categoria Ensino Médio – 1 poema relacionado ao tema do Concurso;
➢ Categoria Educação de Jovens e Adultos – EJA – 1 poema relacionado ao tema do Concurso;
➢ Categoria Comunidade (acima de 18 anos) – 1 poema relacionado ao tema do Concurso.
- 5 – SELEÇÃO INTERNA
Cada estudante poderá participar com um desenho ou um poema que tenha referência ao tema “ERA UMA VEZ… EM VENÂNCIO AIRES”, sempre de acordo com as categorias supracitadas. É livre a participação da escola em todas as categorias. A escola deverá realizar a sua seleção interna para escolher o desenho/poema que enviará para a etapa final em cada categoria, sob pena de desclassificação, se enviar mais de um desenho/poema por categoria.
- 6 – PRAZOS E INSCRIÇÕES
6.1 As escolas e demais pessoas da Comunidade deverão entregar os desenhos e poemas na Secretaria Municipal de Educação. O prazo para entrega será até às 16h30min do dia 29 de abril de 2022, aos cuidados das professoras Greici/Fernanda. Não serão aceitos desenhos e poemas fora desse prazo.
6.2 Os desenhos e poemas das escolas deverão ser entregues em envelopes identificados com o nome da escola, e-mail e telefone.
- 7 – ORIENTAÇÕES PARA DESENHOS
7.1 Os desenhos devem ser confeccionados em folha de desenho, podendo ser utilizadas técnicas livres de desenho e pintura, com qualquer tipo de material (giz de cera, lápis de cor, aquarela, tintas, entre outros).
7.2 No verso da folha deve conter os seguintes dados de identificação: nome da escola, nome do(a) estudante, categoria, nome do(a) professor(a) que trabalhou com o desenho em sala de aula, ano em que o(a) aluno(a) estuda.
- 8 – ORIENTAÇÕES PARA POEMAS
8.1 Os poemas deverão ser entregues digitados, impressos em folha A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhados à esquerda, com espaçamento entrelinhas 1,5.
8.2 Cada poema deverá conter os seguintes dados de identificação: nome da escola, nome do(a) estudante, categoria, nome do(a) professor(a) que trabalhou com o poema em sala de aula, ano em que o(a) aluno(a) estuda.
8.3 Para a comunidade em geral os poemas deverão ser entregues em envelope identificado com o nome do(a) autor(a), e-mail, telefone para contato e identificado como categoria Comunidade, sendo aceito apenas um texto por pessoa.
- 9 – SELEÇÃO FINAL
9.1 Os desenhos e poemas serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
a) Abordagem da temática proposta;
b) Criatividade;
c) Originalidade;
d) Para poemas: ortografia, estrofes com sonoridade e ritmo.
9.2 Serão selecionados três desenhos e três poemas destaques de cada categoria, que serão premiados.
9.3 Os desenhos e poemas serão avaliados por uma Comissão Julgadora, formada por pessoas capacitadas, designadas pela Comissão Cultural da 16ª Fenachim.
- 10 – DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO
A premiação ocorrerá dentro da programação da 16ª Fenachim, no dia 11 de maio, com entrada franca e consiste em medalha para os três destaques de cada categoria.
- 11 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Cultural da 16ª Fenachim.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade