Região

Equipes intensificam vistorias contra focos do mosquito da Dengue em Mato Leitão

Publicado em: 29 de março de 2022 às 17:18 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:41
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Ação vai ser a segunda realizada neste ano no município

    O trabalho de combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, será intensificado em Mato Leitão a partir da próxima semana. Equipes da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, atuarão na fiscalização dos mais de 1,8 mil imóveis do perímetro urbano da Cidade das Orquídeas.

    A ação vai ser a segunda realizada neste ano e vai durar todo o mês de abril. A meta é fiscalizar principalmente os pátios das casas para eliminar os focos de mosquito. As plantas como bromélias, brinquedos e piscinas são apontados como os principais problemas em Mato Leitão.

    DENGUE

    – Clássica: febre alta com início súbito, forte dor de cabeça. Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Perda do paladar e apetite. Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores. Náuseas e vômitos.
    – Hemorrágica: os sintomas são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz; dificuldade respiratória; perda de consciência.

     

    Até agora, em 2022, já são nove pessoas com suspeita da doença. Destes, quatro casos apresentaram resultado negativo.