Geral

Casa de Passagem para cuidados pós-operatório conquista sede em Vera Cruz

Publicado em: 29 de março de 2022 às 08:01 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:40
  • Por
    Taliana Hickmann
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
    compartilhe essa matéria

    Espaço, que fica no Rincão da Serra, vai auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social

    Ao descobrir que teria de passar por uma cirurgia devido a problemas cardíacos, o morador de rua em Santa Cruz do Sul, Marcos André Lima, de 44 anos, se perguntou se teria condições financeiras de manter os cuidados para a recuperação após o procedimento. Apesar de pernoitar no Albergue Municipal e trabalhar há um ano com carteira assinada, não poderia arcar com os altos custos do tratamento, nem de um local para passar o dia, bem como de um profissional da saúde para auxiliá-lo. Porém, recentemente com a garantia de um espaço adequado para a implementação de uma casa de passagem destinada a pacientes em recuperação pós-operatório de toda a região, com sede em Vera Cruz e viabilizada pela ONG Carinho, Esperança, Profissionalismo e Atenção (CEPA), Marcos viu sua sorte mudar. 

    Situado no Rincão da Serra, defronte a ERS-412, próximo ao trevo de acesso a Linha Fundinho (fundos da ERS-409), a expectativa é de que a partir de maio deste ano o espaço ofereça oito leitos, cuidados 24 horas realizados por uma equipe de enfermagem, assistência psicológica para os pacientes e familiares, atendimento de fisioterapeuta, alimentação, além de transporte para os pacientes se deslocarem até as consultas médicas de acompanhamento. “O local era utilizado pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Vera Cruz, mas acabou desativado por conta da pandemia de Covid-19, então, o Município nos sugeriu. Prontamente fizemos o contato, conseguimos o apoio da Associação para viabilizar nosso projeto, em um espaço privilegiado pela localização. Dessa forma, firmamos a locação do espaço por 12 meses, sendo que temos grande convicção de renová-lo no fim do ano”, explica o presidente da CEPA, Inácio Spall. 

    CAPTAÇÃO DE RECURSOS 

    Para viabilizar o serviço, Inácio esclarece que são realizadas parcerias diretamente com profissionais, a exemplo da psicóloga que atuará junto ao espaço, assim como de empresas, além do apoio da população. “Seguimos na busca de parceiros, desde empresas que doem materiais, como por exemplo, para a realização de curativos, bem como alimentos, móveis, a exemplo de um fogão a gás, e até valores em dinheiro”, enfatiza o presidente da ONG. Doações em dinheiro podem ser repassadas para a conta na Caixa Econômica Federal 013/00.033.196.1, agência 1012, CNPJ 11.221.310/0001-52 (que também é a chave para doações através de pix).

    Em breve, o local passará por fiscalização da Vigilância Sanitária, enfatiza o presidente da CEPA, e estará de portas abertas para atender a população em situação de vulnerabilidade social da região e que não tem condições de arcar com os custos de cuidados pós-operatório, a exemplo de Marcos. “Minha vida começou a mudar quando conheci o trabalho da ONG, eles me arrumaram um emprego, me incentivaram a procurar o Albergue para pernoitar e, agora, sei que posso ficar tranquilo em relação ao meu pós-operatório, pois serei muito bem cuidado. Vai ser uma bênção pra mim e pra outras pessoas na mesma situação”, diz o morador de rua. 

    OUTROS PROJETOS EM VISTA

    Em contrapartida pelo apoio recebido, a ONG CEPA deve reativar, a partir do 2º semestre, um projeto de fisioterapia para idosos desenvolvido anteriormente pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Vera Cruz. A ideia é contar com parceria de cursos universitários de Saúde para o atendimento. Com atenção também a crianças e aos jovens em situação de vulnerabilidade social, a ONG vai viabilizar a realização de cursos de informática também a partir do 2º semestre.