Região

Moradores de Cruzeiro do Sul protestam e pedem retirada da Praça de Pedágio na RSC-453

Publicado em: 22 de março de 2022 às 16:20 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:32
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/WhatsApp
    compartilhe essa matéria

    Entre as reivindicações está o passe livre para os moradores próximos à Praça de Pedágio

    Os moradores de Cruzeiro do Sul estão realizando um protesto para a retirada da Praça de Pedágio na RSC-453. O ato iniciou na manhã do último domingo (20) e segue com ações nesta terça-feira das 9h às 18h. Com cartazes, os participantes não interferem no trânsito e distribuem folders informativos sobre o manifesto.

    Entre as reivindicações está o passe livre para os moradores próximos à Praça de Pedágio, que corta o município de Cruzeiro do Sul. Conforme uma das integrantes da comissão organizadora da ação, Maria Sebastiani, com a concessão da rodovia, os cidadãos terão de pagar R$ 9,15 toda vez em que forem trafegar no trecho.

    “Estamos nos mobilizando porque o governo estadual quer privatizar a RSC-453. Com isso, toda vez em que tivermos que acessar o outro lado, vamos ter de pagar o valor. Sem falar que vai aumentar o fluxo de veículos desviando o pedágio pelo interior. Isso vai aumentar a poeira, vai prejudicar quem anda com as máquinas na área rural e dificultar o desenvolvimento do comércio”, diz uma das integrantes da comissão organizadora da ação, Maria Sebastiani.

    Além disso, o grupo relata que no documento não constam melhorias de pavimentação na rodovia. A concessão vai ser de 30 anos, com apenas duas obras realizadas, as construções de dois trevos.

    Ainda de acordo com Maria Sebastiani, o grupo realizou contato com o governo gaúcho, que não acatou os anseios da comunidade. Os moradores pretendem permanecer no local em manifesto até receberem uma resolução positiva sobre a questão.