Apresentação do projeto elaborado pelo biólogo Jair Putzke detalhou planos para parque ao lado do ginásio poliesportivo
Já se passaram quase 20 anos desde que o decreto número 2343, de 21 de novembro de 2003, criou o Parque Municipal de Preservação Ambiental de Vera Cruz. De lá para cá, houve tratativas, expectativa pela vinda de recursos de medida compensatória por construção de rodovia, que acabou sendo frustrada; diagnóstico do local executado em 2016 para transformá-lo em Jardim Botânico. Mas de concreto, o espaço de preservação ambiental no bairro Araçá pouco mudou. A retomada dos planos para o parque motivou a apresentação de um projeto de Jardim Botânico e Centro de Educação Ambiental de Vera Cruz, elaborado pelo biólogo Jair Putzke, e apresentado ao prefeito Gilson Becker, vereadores e coordenador do Departamento do Meio Ambiente (DEMA), Ricardo Konzen, na tarde de sexta-feira, dia 11.
Hoje existem quatro Jardins Botânicos estruturados no Rio Grande do Sul e alguns em fase de concepção. A expectativa é fazer com que Vera Cruz tenha o quinto, num espaço nobre e de fácil acesso. O primeiro passo, antecipa o Prefeito,é revogar o antigo decreto e formalizar um novo, denominando o local como Jardim Botânico. “Queremos viabilizar buscando recursos da medida compensatória da duplicação da 287”, completou ele, com expectativa de cadastrar projeto e o Município ser contemplado. O orçamento passa de R$ 500 mil.
Nos nove hectares da área verde de Vera Cruz, a intenção é trabalhar fortemente com educação ambiental, promovendo a formação de professores e a acolhida repleta de experiências para os estudantes. Trilhas, contemplação de espécies variadas de árvores, como palmeiras exóticas presentes em grande quantidade, bromélia encontrada apenas nesta região, samambaias, plantas espinhosas; instalação de área alagada para plantas aquáticas e animais; instalação da estrutura do DEMA e atividades de educação estão ali previstas. A primeira das ações seria completar o cercamento do Jardim Botânico. Estruturas como pórtico, casa na árvore, pergolados e outros, com madeira retirada do próprio local, também foram mencionadas, assim como containeres como estrutura para visitação interna e mini estufas para produção de mudas.
Notícias relacionadas

Poetter Informática e Energia Solar: 25 anos oferecendo soluções inteligentes em Santa Cruz
Empreendimento fica localizado na Rua Júlio de Castilhos, 1444, no Bairro Goiás

Unisc marca presença na Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional
Vice-reitora e coordenador da Assessoria Internacional participaram da programação

Anatel e Ancine fazem acordo para combater pirataria de filmes e séries
Agências intensificarão fiscalização e bloqueio de plataformas ilegais

Prefeitura de Santa Cruz planeja ampliar rede de luz trifásica no interior
Secretaria de Agricultura deseja criar projetos para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores rurais