Clínico geral Mauro Azambuja de Souza destaca a importância da avaliação médica em casos suspeitos
Nesta semana, para falar sobre a importância de sabermos o momento exato de fazer o teste de Covid-19, o convidado do Arauto Saúde é o clínico geral Mauro Azambuja de Souza. Conforme o médico, se apresentar sintomas diferentes, o paciente deve sempre procurar um profissional para que ele indique ou não a realização de algum exame, inclusive para Covid-19.
Além disso, podem ser solicitadas análises complementares para o diagnóstico da enfermidade. Contudo, de acordo com o clínico geral, somente o exame não é suficiente. É preciso que o paciente apresente outros sintomas, os quais irão auxiliar no diagnóstico. Isso porque, às vezes, os exames não marcam nada, mas o indivíduo apresenta diversos sintomas. Daí a importância da avaliação clínica. De acordo com o médico, tosse, febre, dor de garganta, diarreia, dor no corpo e dor de cabeça também apontam doenças respiratórias e demais infecções que precisam ser diferenciadas.
Já as pessoas que tiveram contato com indivíduos que positivaram, se apresentarem sintomas, devem realizar o teste no terceiro dia após o surgimento dos primeiros sinais indicativos de Covid-19. O profissional reforça ainda que portadores de doenças crônicas como diabetes, obesidade e asma devem ter cuidados especiais se apresentarem sintomas gripais, já que correm mais risco com o coronavírus. Por isso, é fundamental investigar se é o caso de gripe comum ou Covid-19, uma vez que os sinais são muito semelhantes. Segundo o médico, muitos problemas de saúde podem ser prevenidos com hábitos saudáveis. “Se juntar boa alimentação, água, lavar as mãos e protetor solar, vai conseguir prevenir muitas doenças”, enfatiza o médico.