Política

PGM explica exoneração de servidores aposentados aos vereadores

Publicado em: 03 de março de 2022 às 11:02 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 11:07
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp/ Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa partiu do Executivo para que os legisladores pudessem conhecer o processo

    Os vereadores realizaram uma reunião no Plenarinho da Câmara de Vereadores com os integrantes da Procuradoria Geral do Município (PGM). A iniciativa partiu do Executivo para que os legisladores pudessem conhecer o processo de exoneração de servidores aposentados.

    Os procuradores presentes foram Ricardo Scherer, Vinícius Bernardon, Camila Sulzbach e Jeferson Zanetti. No total são 585 servidores aposentados e que ainda atuam como servidores públicos.

    A partir de uma definição sobre o caso para que estes servidores deixem seus cargos, a prefeita Helena Hermany assinou um decreto número 11.200, que define um procedimento para a vacância do cargo, com a notificação dos servidores e o estabelecimento do prazo de 10 dias para a manifestação dos mesmos. Decorrido este prazo, uma comissão vai analisar o caso e emitir um parecer. Após a vacância do cargo, um novo servidor pode ser chamado via Concurso Público.

    Os vereadores ainda buscaram dirimir algumas dúvidas no tocante a diferenciação de casos de funcionários celetistas e estatutários, além do procedimento a ser adotado em caso de retorno dos servidores em caso de ordem judicial.

    O vereador e líder do Governo, Henrique Hermany, salienta que este processo é um caminho sem volta. “Já existe inclusive apontamento para que a prefeita atue neste sentido de exonerar os servidores”, justificou.