Política

Transparência é a meta para 2022

Publicado em: 22 de fevereiro de 2022 às 08:29 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 09:59
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Presidente da Câmara de Vera Cruz, Luiz Carlos Souza, pretende ouvir o povo e buscar a independência dos poderes

    O novo presidente do Legislativo vera-cruzense, Luiz Carlos Souza, que comandou a primeira sessão no dia 3 de janeiro, antes do recesso parlamentar, tem metas arrojadas relacionadas à transparência e independência dos poderes. Souza concorreu a vereador em 2016 pelo MDB, somando 326 votos, obtendo a primeira suplência do partido. No último pleito, se elegeu com 707 votos pelo PSB.

    O período de recesso da Câmara de Vereadores foi de trabalho para Souza. Segundo ele, uma das propostas para o novo modelo de fazer a gestão busca aproximar a população do Legislativo. “Aproveitamos o período de férias para criar um gabinete da presidência. Nosso objetivo é aproximar a Casa do povo. Quero que a população venha até aqui, nos traga demanda, sugestões e, até mesmo, nos fiscalize. Vou me dedicar mais à Câmara, quero estar mais presente. Em um primeiro momento quero fazer com que o gabinete funcione de segunda a quinta-feira à tarde, somente para atender a população. Além de estar à disposição aqui, farei um mapeamento tanto da cidade quanto do interior e visitarei estes pontos com o objetivo de conhecer de perto a realidade de cada local”, ressalta.

    Além disto, o período de férias serviu para alinhar algumas questões burocráticas da Câmara. “Buscamos mais autonomia e pretendemos também desonerar o Executivo. Algumas questões relacionadas aos Recursos Humanos, que antes era feito pela Prefeitura, passou a ser feito por nós. Temos uma servidora concursada que foi treinada para isto. Além disto, também pretendemos absorver outras demandas burocráticas a fim de fomentar a independência dos Poderes. Esta demanda era um pedido antigo da Prefeitura e resolvemos enfim colocar em prática. Temos um diálogo muito bom com eles e colaboramos mutuamente. Trabalhamos agora neste sentido de desonerar eles, já que temos como fazer isto com a equipe que temos de servidores aqui da Casa”, explica a diretora da Câmara, Marília Nery Oliveira.

    Novo Modelo

    De acordo com Luiz Carlos Souza, o novo modelo de gestão busca, além de ampliar o diálogo com a comunidade, modernizar o Legislativo. “Respeito todos os presidentes que por aqui passaram, mas pretendo fazer diferente. Os colegas vereadores que presidiriam a Câmara de Vera Cruz fizeram de uma maneira por muitos anos. Toda a mudança, em um primeiro momento, tira as pessoas da zona de conforto e isto é bom”, conta.

    Além de aproximar a população, outra proposta de Souza é ouvir o empresariado. “Pretendo ir até as indústrias do Município, também para me aproximar dos empresários e me colocar à disposição. Quero entender deles, que são grande geradores de empregos e renda ao Município, como o Legislativo pode contribuir para facilitar a gestão dentro dos empreendimentos”, comenta.

    O presidente, que pretende dividir o tempo entre as recepções e as idas até as comunidades, também comentou sobre levar as reuniões para outros locais. “Pensamos também descentralizar as reuniões da Câmara. Isto já foi discutido há mais tempo, antes mesmo de eu assumir, mas com a pandemia, tivemos que esperar um pouco para tirar a ideia do papel. Vou levar esta proposta, antes de mais nada, para o restante da mesa diretora, a fim de tentarmos implementar”, destacou.

    Souza ainda deixa um recado à população de Vera Cruz. “Quero me dedicar integralmente a ser vereador. Quero que as pessoas me fiscalizem, assim como a todos os atos do Legislativo. Acredito que, só assim, a população vai se sentir parte da administração”, finaliza.