Ao todo foram cumpridos 35 mandados, sendo 26 deles de busca e apreensão e sete de prisão preventiva
Uma megaoperação contra o tráfico de drogas mobilizou mais de 60 policiais civis na manhã desta sexta-feira (11) no Vale do Rio Pardo e também Cachoeira do Sul, Santa Maria e Porto Alegre. A ofensiva, denominada de Operação Armageddon, foi capitaneada pela Polícia Civil de Vera Cruz com apoio de outras delegacias da região. Três pessoas – dois homens e uma mulher – foram presas somente em Santa Cruz.
Ao todo foram cumpridos 35 mandados, sendo 26 deles de busca e apreensão e sete de prisão preventiva. A maior parte da operação é deflagrada em Santa Cruz do Sul, no Residencial Viver Bem, no Bairro Faxinal Menino Deus, além dos bairros Bom Jesus, Higienópolis, Centro e Senai. Apenas em Santa Cruz do Sul foram 16 ordens judiciais que foram cumpridas. Já em Vera Cruz, foi cumprido mandado judicial em um sítio, na localidade de Coxílha Mandelli. A suspeita é de que a propriedade pertença ao líder do bando alvo da ofensiva de hoje.
De acordo com a Polícia Civil, a operação é voltada a desarticular uma organização criminosa que age na região e é comandada por um detento de dentro da Penitenciária Estadual do Jacuí. A investigação ainda aponta que o indivíduo – além de comandar o tráfico de drogas – também comanda outros tipos de crimes na região. Conforme o delegado titular da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, Paulo César Schirrmann, o grupo liderado pelo detento, conhecido como Toquinho, é responsável por comercializar grande quantidade de droga em Santa Cruz, Vera Cruz e Cachoeira do Sul. "Ele estava sempre envolvido em homicídios. Nós verificamos que ele mandava matar, clonava veículos, fazia lavagem de dinheiro, tinha porte ilegal de armas de fogo, mas a atividade principal era a venda de drogas. Havia disputa de território, ele entrava em choque com a facção Bala na Cara. A facção em que ele atua era bastante atuante, violenta, perigosa. Há vídeos deles com fuzis", explica.
Dos três presos, a investigação apontou que um deles gerenciava o tráfico para Toquinho no Bairro Faxinal Menino Deus, outro no Viver Bem e a mulher seria uma traficante dele no Loteamento Beckenkamp. Além disso, foram efetuadas quatro prisões preventivas em presídios, sendo eles a Penitenciária de Santa Maria, Penitenciária Estadual de Porto Alegre, na PEJ, em Charqueadas e na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires.
Veja vídeo da operação
Notícias relacionadas

Polícia Civil prende dois homens por tráfico em operação em Venâncio Aires
Um dos detidos era foragido da Justiça e já havia sido alvo de outra ação na última sexta-feira

Agricultor é absolvido de manter casal em condição análoga à escravidão
Processo contra Sérgio Volnei Dorr transitou em julgado; em 2020 ele chegou a ser preso em Venâncio Aires

Polícia Civil de Arroio do Tigre apreende veículo envolvido em atropelamento
Acidente vitimou dois homens no último domingo

PF deflagra operação contra investigados por assalto ao aeroporto de Caxias
Ofensiva conta com apoio da Brigada Militar e Polícia Penal do Rio Grande do Sul; 47 ordens judiciais foram cumpridas