Avaliação analisa diversos aspectos dentro da clínica, buscando promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde
Desde 2015 prestando assistência para atendimentos oncológicos, a Clínica de Oncologia Unimed recebeu recentemente um grande reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde. Neste momento, a Unimed recebeu a certificação nível 1. Para falar mais sobre a conquista desse reconhecimento, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a analista administrativa da Clínica de Oncologia, Janaína Naue.
Conforme a profissional, esse tipo de avaliação analisa diversos aspectos dentro da clínica, através de um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. “Nós recebemos em dezembro os avaliadores da ONA. Eles vêm em busca de conformidades no processo e avaliam toda a qualidade que oferecemos em nosso atendimento com os clientes. Assim, devemos pensar num todo, para que o cliente se sinta acolhido na clínica desde a sua chegada até o tratamento. Sempre estamos em busca de qualidade para que o paciente esteja no centro de tudo”, destaca Janaína.
No Brasil, apenas 73 serviços oncológicos contam com o certificado ONA. No Rio Grande do Sul, são cinco instituições acreditadas. “Para nós é uma honra ter esse certificado, que é um reflexo do processo de qualidade prestado ao nosso cliente e reconhecido em nível nacional. A gente já vinha buscando esse reconhecimento desde 2020, mas aí veio a pandemia e tivemos que suspender esse iniciativa. Então, em 2021 voltamos a falar sobre o assunto e conseguimos ganhar essa certificação, que para nós é um reconhecimento muito importante”, ressalta a analista administrativa.
Ainda, outro ponto destacado por Janaína é a questão da região ter uma especialidade de referência nacional. “É um conforto para as famílias da região ter disponível essa qualidade no serviço prestado. Hoje, a gente pensa num todo, pois o tratamento oncológico na nossa clínica é acompanhado pelo enfermeiro, pelo farmacêutico, pelo médico e toda uma equipe multiprofissional”, finaliza.